Papa Francisco presidirá Missa de Pentecostes na Basílica de São Pedro

Na Solenidade de Pentecostes, a liturgia católica celebra a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos.

Segundo o site Gaudium Press (17/05/2022), a Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou nesta terça-feira, 17, que o Papa Francisco presidirá a Celebração Eucarística no Domingo de Pentecostes. A Santa Missa está programada para ocorrer às 10h (hora de Roma) do dia 5 de junho. Em seguida, o Pontífice recitará a oração do Regina Coeli.

No dia 3 de maio, Francisco passou por uma cirurgia em seu joelho direito, que o impede de caminhar com normalidade. Em suas últimas aparições públicas ele demonstrou dificuldade em se levantar e também chegou a se locomover com o auxílio de uma cadeira de rodas. Por conta disso sua agenda sofreu diversas mudanças.

Solenidade de Pentecostes

Durante a Solenidade de Pentecostes, a liturgia católica celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, Nossa Senhora, algumas mulheres e outros discípulos. Esta solenidade marca o início do nascimento da Igreja Católica.

Esta celebração litúrgica ocorre exatamente no oitavo domingo dos cinquenta dias pascais. O prefácio do Missal Romano explica o significado desta festa: “Hoje se completou o mistério pascal e sobre aqueles que fez filhos de adoção em Cristo teu Filho, infundiu o Espírito Santo, que na Igreja nascente revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as línguas da família humana em uma profissão de uma única Fé”. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/papa-francisco-presidira-missa-de-pentecostes-na-basilica-de-sao-pedro/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.