Papa Francisco pede um compromisso concreto de caridade no Dia Mundial do Doente 2023

Segundo o site ACI Digital (09/02/2023), por ocasião do próximo Dia Mundial do Doente 2023, o papa Francisco exortou a ter proximidade com os que sofrem e “compromisso concreto na caridade”, para que “nenhum grito de dor fique sem ser ouvido”.

Todos os anos a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente em 11 de fevereiro, festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

“Na fragilidade, vocês estão próximos do coração de Deus. Compreender a fragilidade, valorizar a fragilidade, confortar a fragilidade: este é o caminho que devemos seguir”, disse o papa ao receber uma delegação da pastoral de saúde da diocese de Roma.

Entre os presentes estavam líderes de saúde, alguns pacientes e jogadores de futebol da liga italiana da equipe Lazio.

O papa recordou que o tema do Dia Mundial do Doente 2023 é “Cuida dele”, frase que está na recomendação do Bom Samaritano ao estalajadeiro na parábola contada no Evangelho de São Lucas.

O papa deu três recomendações: estar perto dos que sofrem, dar voz ao sofrimento não ouvido e tornar-se um fermento de caridade.

Sobre a proximidade com as pessoas que sofrem, o papa exortou a “oferecer escuta, amor e acolhida”.

Para o papa, é importante “dar voz ao sofrimento não ouvido dos doentes que ficam sozinhos, sem apoio financeiro e moral, facilmente expostos ao desespero e à perda da fé, como pode acontecer com os que sofrem de fibromialgia e dor crônica”.

Ele disse que “tornar-se um fermento de caridade significa trabalhar em rede”, acrescentando que, desta forma, “o sofrimento de um torna-se o sofrimento de todos, e a contribuição de cada um é recebida por todos como uma bênção”.

“Lancemos este desafio às nossas cidades, às vezes desertas de humanidade e surdas à compaixão”, convidou o papa, que também exortou a não desanimar e disse que vai rezar por este compromisso pastoral.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-pede-um-compromisso-concreto-de-caridade-no-dia-mundial-do-doente-2023-19213

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.