Papa Francisco pede que se reze pela abolição da pena de morte

Segundo o ACI Digital (31/08/2022), a intenção de oração do papa Francisco para o mês de setembro de 2022 é a “abolição da pena de morte”.

“Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo”, pediu o papa Francisco.

“Cada dia mais pessoas em todo o mundo dizem não à pena de morte. Para a Igreja, isso é um sinal de esperança”.

Segundo o papa, “à luz do Evangelho, a pena de morte é inadmissível” porque “o mandamento ‘não matarás’ se refere tanto ao inocente como ao culpado”.

Francisco destacou que “do ponto de vista jurídico, a pena de morte já não é necessária” porque “a sociedade pode reprimir eficazmente o crime sem privar definitivamente o infrator da possibilidade de redimir-se”.

“Sempre, em toda condenação, deve haver uma janela de esperança” e acrescentou que “a pena de morte não oferece justiça às vítimas, mas encoraja a vingança. E impede qualquer possibilidade de desfazer um possível erro judicial”, diz Francisco no vídeo.

“Moralmente, a pena de morte é inadequada, ela destrói o dom mais importante que recebemos: a vida. Não esqueçamos que, até o último momento, uma pessoa pode se converter e pode mudar”, alertou o papa.

Por fim, o papa pediu que “todas as pessoas de boa vontade se mobilizem para conseguir a abolição da pena de morte em todo o mundo.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-pede-que-se-reze-pela-abolicao-da-pena-de-morte-41699

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.