Papa Francisco pede aos jovens que construam uma Igreja alegre e cheia de vida

Segundo o site ACI Digital, o Papa Francisco se dirigiu aos jovens vietnamitas, convidando-os a construir “uma igreja-casa jovem e alegre, cheia de vida e fraternidade”, por meio do testemunho, que deve ter presente três características: “honestidade, responsabilidade e otimismo”.

A mensagem em vídeo foi feita no âmbito da Jornada da Juventude, organizada nas dioceses do norte do Vietnã, que ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro na basílica menor de Phú Nhai, em Bùi Chu, e cujo tema foi a passagem da Bíblia “Vai para casa, para junto dos teus”.

O Santo Padre centralizou sua reflexão na palavra “casa”, destacando que para a cultura asiática “nenhuma palavra é tão maravilhosa”. Esta “abrange tudo o que é mais caro ao coração de uma pessoa humana, incluindo não só a família, o parentesco, mas também a terra natal e a pátria”, destacou o Papa.

“Vai para a sua casa significa, portanto, uma viagem que o traz de volta à sua origem e aprofunda a sua herança tradicional e cultural”, comentou o Pontífice. Destacando que, ao ser batizados, são herdeiros de outra “casa”, a Igreja.

“Vocês tiveram sorte de nascer do ventre de uma Igreja heroica, rica em testemunhas luminosas”, ressaltou o Papa, ao recordar os santos mártires vietnamitas e o testemunho daqueles que viveram a guerra, onde perderam “quase tudo, exceto a fé, que eles transmitiram a vocês como a herança mais preciosa”.

“Não devemos esquecer que a sua é uma Igreja nascida de missionários generosos e entusiastas”, reforçou o Santo Padre e convidou os jovens a “que estes modelos dos primeiros cristãos os guiem e que a gratidão a eles seja sempre uma fonte de entusiasmo missionário para vocês”.

“Portanto, é importante não pensar no tema ‘Vai para casa’ como um simples convite para voltar”. “Pelo contrário, todo caminho dado pelo Senhor é sempre um andar missionário para contar: ‘o que o Senhor fez contigo e que teve compaixão de ti‘”, assinalou.

Diante da minoria católica no Vietnã, o Pontífice lembrou que “há ainda uma maioria que tem o direito e que está esperando ouvir o anúncio do Evangelho”, e pediu aos jovens que “construam uma igreja-casa jovem e alegre, cheia de vida e fraternidade. Que através do seu testemunho as mensagens salvíficas de Deus atinjam o coração de seus vizinhos e compatriotas!”.

Francisco lhes disse que esse testemunho deve ter três características: “honestidade, responsabilidade e otimismo”. Estas três levam ao discernimento, que na sociedade atual “guiada pelo materialismo”, ajuda a ser fiéis “à identidade e à própria fé religiosa”.

“A honestidade pode muitas vezes causar desvantagens. Pode ser que o senso de responsabilidade posse causar desconforto e exigir sacrifício. Pode ser que o otimismo pareça estranho diante das realidades corruptas desta sociedade mundial. Mas precisamente estes mesmos valores são o que a sua sociedade, e também a sua Igreja, necessitam de vocês”, afirmou o Santo Padre.

Finalmente, pediu aos jovens que “não tenham medo de fazer brilhar a sua bela identidade católica”, seguindo “o exemplo do Servo de Deus, o Cardeal Van Thuan, um grande testemunho de esperança”. Além disso, pediu para rezar com ele pelos “trinta e nove migrantes vietnamitas que morreram na Inglaterra no mês passado” em um caminhão frigorífico.

“Deus abençoe vocês! Tenham um bom dia e não se esqueçam de rezar por mim! Cha Chào Chúng Com”, concluiu.

Segundo dados fornecidos em setembro de 2019 pelo Gabinete de Informação Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha, os católicos representam 6,7% dos quase 97 milhões de habitantes do Vietnã, país de regime socialista governado pelo Partido Comunista.

A primeira minoria religiosa os são budistas, com 9,3% da população. 80% dos vietnamitas não professam nenhuma religião.

 

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-pede-aos-jovens-que-construam-uma-igreja-alegre-e-cheia-de-vida-38457

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.