Papa Francisco pede ações concretas no Dia Mundial da Água

Segundo o ACI (22/03/2019), o Papa Francisco motivou a cuidar e gerenciar a água com ações concretas “para que não seja contaminada ou perdida”, porque a água “é um recurso essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência humana”. Foi o que disse neste 22 de março, por ocasião do Dia Mundial da Água.

Em uma mensagem dirigida ao Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, o Santo Padre lembrou que o Dia Mundial da Água deste ano tem como tema: “Água para todos: ninguém deve ser deixado para trás”.

Assim, “ninguém deve ser deixado para trás”, explicou o Papa, “também significa tomar consciência da necessidade de responder com fatos concretos, não somente com a manutenção ou melhoria das estruturas hídricas, mas investindo no futuro, educando as novas gerações para o uso e cuidado da água”.

Essa tarefa de conscientização, afirmou o Pontífice, “é uma prioridade em um mundo em que tudo é descartável e desprezado, e que em muitos casos não estima a importância dos recursos que temos à nossa disposição”.

Por isso, o Santo Padre denunciou que “cada vez mais aumentam as pessoas que sofrem com a falta de fontes de água adequada para o consumo”, por isso é necessário ” comprometer-nos a fim de acabar com essa injustiça”.

“Peço ao Senhor que o s trabalhos e iniciativas realizados no Dia Mundial da Água beneficiem as pessoas que sofrem por causa da escassez desse bem; e que, como dizia São Francisco de Assis, ‘a água, que é muito útil, humilde, preciosa e casta’, sirva para o nosso sustento e benefício e também das futuras gerações”, disse o Papa.

Deste modo, o Pontífice destacou, em particular, que “as novas gerações são chamadas, junto com todos os habitantes do Planeta, a valorizar e defender esse bem” e acrescentou que é uma tarefa que ” que começa com a conscientização das pessoas que sofrem as consequências inevitáveis das mudanças climáticas e de todos aqueles que são vítimas de uma ou outra forma de exploração e contaminação da água por vários fatores”.

“Esse desafio da educação gerará uma nova visão desse bem, produzindo gerações que valorizem e amem os recursos que nossa mãe Terra nos dá”, exclamou.

Finalmente, o Papa alertou que ” os desfavorecidos da Terra nos interpelam a remediar a falta de água em seus países. Eles também nos pressionam, com suas misérias e limites, para que demos o valor que merece este bem indispensável para o desenvolvimento de todos os povos”.

Do mesmo modo, o Papa Francisco enviou uma mensagem através de sua conta oficial no Twitter, @pontifex_pt, na qual afirmou: “Agradeçamos a Deus pela ‘irmã água’, elemento tão simples e precioso, e nos empenhemos para que seja acessível a todos”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-pede-acoes-concretas-no-dia-mundial-da-agua-17664

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.