Papa Francisco pede a embaixadores que se comprometam com a paz

Segundo o site ACI Digital (19/05/2022), o papa Francisco exortou os embaixadores a trabalhar pela paz. “A Santa Sé continua trabalhando através de vários canais para promover soluções pacíficas em situações de conflito e para aliviar o sofrimento causado por outros problemas sociais”, disse o papa, no Vaticano, em discurso aos novos Embaixadores junto à Santa Sé do Paquistão, Emirados Árabes Unidos, Burundi e Catar.

O papa disse que a Santa Sé promove a paz “com a convicção de que os problemas que afetam toda a família humana requerem uma resposta unificada por parte da Comunidade internacional, na qual cada membro faz sua parte”.

“Queridos embaixadores, vocês têm um papel privilegiado a desempenhar a este respeito. Vocês sabem muito bem que a guerra é sempre uma derrota para a humanidade e é contrária ao importante serviço que vocês desempenham, buscando construir uma cultura do encontro através do diálogo e incentivando a compreensão mútua entre os povos, bem como defendendo os nobres princípios do direito internacional”, disse o papa. “A nuvem escura da guerra desceu sobre o Leste da Europa, envolvendo direta ou indiretamente o mundo inteiro”.

“Apesar dos desafios e retrocessos, nunca devemos perder a esperança nos esforços para construir um mundo no qual a fraternidade e a compreensão mútua prevaleçam e as divergências sejam resolvidas por meios pacíficos”, disse o papa.

Além da invasão da Ucrânia pela Rússia, o papa pediu não esquecer que “existem vários outros conflitos em andamento no mundo que recebem pouca ou nenhuma atenção, especialmente dos meios de comunicação”.

“Somos uma família humana e o grau de indignação expresso, o apoio humanitário oferecido e o senso de fraternidade sentido por aqueles que sofrem não deve ser baseado na geografia ou no interesse pessoal”, concluiu Francisco.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-pede-a-embaixadores-que-se-comprometam-com-a-paz-35305

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.