Papa Francisco: O abuso contra menores é um dos mais vis e nefastos crimes

Segundo o ACI (08/01/2019), o Papa Francisco assegurou novamente, desta vez diante do Corpo Diplomático acreditado à Santa Sé, que a Igreja está trabalhando para combater e prevenir os crimes de abusos contra menores.

“Os abusos contra os menores constituem um dos mais vis e nefastos crimes possíveis. Cancelam inexoravelmente o melhor que a vida humana reserva a um inocente, causando danos irreparáveis para o resto da existência”, afirmou.

Deste modo, o Santo Padre assegurou que a Santa Sé e toda a Igreja estão trabalhando para “combater e prevenir tais delitos e o seu encobrimento, averiguar a verdade dos fatos em que estão envolvidos clérigos e fazer justiça aos menores que sofreram violências sexuais, agravadas por abusos de poder e de consciência”.

O Pontífice fez esta declaração ao recordar que este ano se comemora o trigésimo aniversário da proclamação da Convenção sobre os Direitos da Criança, o que descreveu como “uma ocasião propícia para uma reflexão séria sobre os passos realizados a fim de velar pelo bem dos nossos pequeninos e pelo seu desenvolvimento social e intelectual, bem como pelo seu crescimento físico, psíquico e espiritual”.

“Nesta circunstância, não posso deixar passar em silêncio um dos flagelos do nosso tempo, que, infelizmente, viu protagonistas também vários membros do clero”, reconheceu.

A esse respeito, lembrou que convocou uma reunião de 21 a 24 de fevereiro com todos os presidentes das Conferências Episcopais do mundo para discutir a prevenção do abuso de menores e outras pessoas vulneráveis ​​dentro da Igreja.

Esta reunião “pretende ser mais um passo no caminho da Igreja para esclarecer plenamente os fatos e lenir as feridas causadas por tais delitos”, disse.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-o-abuso-contra-menores-e-um-dos-mais-vis-e-nefastos-crimes-81734

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.