Papa Francisco: no silêncio do presépio deixemo-nos surpreender por Deus

Segundo o ACI Digital (19/12/2018), em uma Sala Paulo VI repleta de fiéis e pronta para a celebração do Natal com decorações, um presépio e até mesmo uma apresentação do coral da tirolesa Schützen, o Papa Francisco instou os presentes a “olhar o primeiro Natal da história para descobrir os gostos de Deus, que é “cheio de surpresas”, e nós devemos estar sempre “prontos para surpresas”.

Desde a Anunciação vemos como Deus atua de surpresa, mas é na noite de Natal que nos vem a maior surpresa: o Altíssimo é uma criança pequena. A palavra divina é uma criança, o que literalmente significa que é “incapaz de falar”, explica o papa.

Então, “o Natal é celebrar o Deus inédito, ou melhor, um Deus inédito, que derruba nossa lógica e nossas expectativas”. Celebrar o Natal, então, é acolher as surpresas do céu na terra “.

O Natal “inaugura uma nova era, onde a vida não é planejada, mas acontece; onde ninguém mais vive para si, de acordo com seus próprios gostos, mas para Deus; e com Deus, porque desde a noite de Natal Deus tornou-se o Deus conosco “.

“O nascimento de Jesus não lhe ofereceu reconfortante calor da lareira, mas a emoção divina que sacode a história. O Natal é a vingança da humildade sobre a arrogância, da simplicidade sobre a abundância, do silêncio sobre o ruído, da oração sobres “os meus tempos”, de Deus sobre o meu eu”.

“Por isso, fazer o Natal é chegar até aqueles que precisam, sendo dócil e confiando em Deus, perceber o que Deus quer como fizeram Jesus, Maria e José”.

“O Natal é preferir a voz silenciosa de Deus ao barulho do consumismo. Se pudermos ficar em silêncio em frente à manjedoura, o Natal será uma surpresa para nós e não um acontecimento que já vimos anteriormente”.

“Reserve algum tempo para ficar em silêncio em frente ao presépio, e você verá e sentirá a surpresa”, diz o Papa que concluiu: “Deixemo-nos ser surpreendidos por Jesus neste Natal”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-no-silencio-do-presepio-deixemo-nos-surpreender-por-deus-34445

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.