Papa Francisco narra “aspectos inéditos” de sua relação com Bento XVI em novo livro

O site ACI Digital publicou na sexta-feira (09/02/2024) a seguinte notícia:

“El sucesor. Mis recuerdos de Benedicto XVI” (O sucessor. Minhas lembranças de Bento XVI), é o título de um livro do jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal, no qual o papa Francisco narra detalhes importantes e inéditos sobre sua relação com Ratzinger.

Respondendo com às perguntas do correspondente vaticano do jornal ABC, o papa Francisco falou sobre um dos períodos mais delicados para a Igreja na história recente: a coexistência, durante quase uma década, de dois papas.

Nesta história, que será publicada na Espanha no dia 3 de abril pela editora Planeta, o papa Francisco também aborda abertamente as tensões e controvérsias que teve com Bento XVI.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Martínez-Brocal diz que propôs este projeto ao papa Francisco poucos dias depois da morte de Bento XVI.

“Ele aceitou e me pediu um pouco de tempo, e vários meses se passaram até que pudéssemos fazer a primeira das entrevistas”, conta.

O resultado desses encontros, diz o autor, foi “um relato em primeira pessoa, muito interessante, sobre um momento sem precedentes na história da Igreja Católica, a coexistência de dois papas”.

Ele conta que o papa Francisco “não evita as questões difíceis” e que as suas declarações “vão surpreender a muitos”.

O autor também manifesta a sua gratidão a Francisco “por ter querido partilhar com tanta sinceridade e confiança estes momentos, que são tão delicados”. “Ele quer que seja conhecido e que se saiba ele os viveu”.

Num trecho do livro, o papa diz que ele e Bento XVI mantiveram “uma relação muito profunda”.

“Quero que isso seja conhecido, quero que seja conhecido sem intermediários. Ele foi um homem que teve a coragem de renunciar e, a partir de então, continuou a acompanhar a Igreja e o seu sucessor”, relata o papa Francisco num dos trechos do novo livro.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57354/papa-francisco-narra-aspectos-ineditos-de-sua-relacao-com-bento-xvi-em-novo-livro

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.