Papa Francisco não celebra missa de Corpus Christi por causa da saúde

Segundo o ACI Digital (13/06/2022), o papa Francisco não celebrará a missa de Corpus Christi, a procissão e a bênção eucarística na próxima quinta-feira (16), por motivos de saúde, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, num comunicado enviado na segunda (13).

O comunicado diz que “devido às limitações impostas ao papa pela gonialgia (dor no joelho) e pelas necessidades litúrgicas específicas da celebração, a Santa Missa e a Procissão com a Bênção Eucarística não serão celebradas por ocasião da Festa de Corpus Christi”.

Francisco costumava celebrar a missa de Corpus Christi no átrio da basílica de São João de Latrão, com a procissão na rua Merulana, em Roma, até chegar ao átrio da basílica de Santa Maria Maior para dar a bênção eucarística. Em 2018, o papa foi para Ostia, onde celebrou a missa, a procissão e a bênção eucarística. Em 2019 Francisco celebrou Corpus Christi na igreja de Santa Maria Consoladora e depois fez a procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas. Em 2020 e 2021 não houve celebração pública por medo de contágio da covid-19.

O papa também adiou a viagem à África prevista de 2 a 7 de julho com destino à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul por causa da saúde. O diretor da Sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou em 10 de junho que “aceitando o pedido dos médicos e para não comprometer os resultados das terapias no joelho ainda em andamento, o Santo Padre, com pesar, é obrigado a adiar a Viagem Apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul”.

Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, foi instituída em 1246 por dom Roberto de Thorete por sugestão de santa Juliana de Mont Cornillon.

O papa Urbano IV estendeu a celebração a toda a Igreja Universal em 1264 com a bula Transiturus, fixando-a para a quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-nao-celebra-missa-de-corpus-christi-por-causa-da-saude-82576

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.