Papa Francisco na Audiência Geral: no Evangelho não há oposição entre contemplação e ação

Segundo o ACI (05/05/2021), dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a oração cristã, o Papa Francisco abordou na Audiência Geral desta quarta-feira, 05 de maio, o tema da “Oração contemplativa”. Na ocasião o Santo Padre salientou que “no Evangelho não há oposição entre contemplação e ação”, existe apenas um grande apelo, que é o de “seguir Jesus no caminho do amor”.

A catequese do Papa Francisco realizou-se na Biblioteca do Palácio Apostólico devido às medidas sanitárias vigentes e transmitida pelo canal do VaticanNews em português no Youtube. O Pontífice aprofundou no sentido da contemplação na espiritualidade da Igreja, explicando que a mesma se trata de “um olhar da fé fixo em Jesus”.

Para o Papa, “ser contemplativo não depende dos olhos, mas do coração” e citou a frase de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, quem passava longas horas rezando diante do sacrário sem dizer uma palavra e afirmava que a contemplação se resumia na dinâmica: “Eu olho para Ele e Ele olha para mim”.

“Jesus era um mestre deste olhar e o seu segredo era a relação com o Pai”, disse o Papa Francisco citando a passagem da Transfiguração para ilustrar sua reflexão.

“Pensemos na Transfiguração d’Ele no Monte Tabor: num período crítico da sua missão, Jesus sobe ao monte e lá, enquanto reza, transfigura-Se à vista de três dos seus discípulos: é a luz do amor do Pai que enche o coração do Filho e transfigura toda a sua Pessoa.”

“A oração – prosseguiu- purifica o coração e, com ela, ilumina também o olhar, permitindo-nos apreender a realidade de outro ponto de vista”, resumiu.

«Alguns mestres da espiritualidade do passado entenderam a contemplação como oposta à ação e enalteceram aquelas vocações que fogem do mundo e os problemas deste para se dedicarem inteiramente à oração. Na realidade, em Jesus Cristo e no Evangelho não há oposição entre contemplação e ação. Só existe um grande apelo no Evangelho, que é seguir Jesus no caminho do amor. Este é o ápice e o centro de tudo”, destacou.

“O que nasce da oração e não da presunção do nosso ego, o que é purificado pela humildade, mesmo que seja um ato de amor isolado e silencioso, é o maior milagre que um cristão pode realizar. Este é o caminho da oração de contemplação: eu olho para Ele e Ele olha para mim. E ali está o ato de amor no diálogo silencioso com Jesus que faz tanto bem à Igreja”, concluiu o Pontífice.

No final de sua alocução, o Santo Padre saudou os fiéis de língua portuguesa com as seguintes palavras: “Saúdo os ouvintes de língua portuguesa e lembro a todos que as lágrimas daqueles que sofrem, não são estéreis. São uma oração silenciosa que sobe até ao céu e que, em Maria, encontra sempre lugar sob o seu manto. N’Ela e com Ela, Deus faz-Se irmão e companheiro de estrada, carrega conosco as cruzes para não deixar as nossas dores esmagar-nos. De coração, vos abençoo em nome do Senhor”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-na-audiencia-geral-no-evangelho-nao-ha-oposicao-entre-contemplacao-e-acao-96175

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.