Papa Francisco manda instalar usina solar para fornecer energia sustentável ao Vaticano

Segundo o ACI Digital (26/06/2024), o papa Francisco ordenou na quarta-feira (26) a instalação de uma central de energia solar para o abastecimento de energia da Cidade do Vaticano, por meio da carta apostólica em forma de Motu Proprio Fratello Sole (Irmão Sol).

O objetivo é favorecer a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável que reduza as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Em Fratello Sole, que segue a linha da sua encíclica Laudato Si’, o papa Francisco diz que “a humanidade dispõe dos meios tecnológicos para enfrentar esta transformação ambiental”. A expressão “Fratello Sole” vem logo em seguida a “Laudato sì”, no poema de são Francisco de Assis que o papa cita.

Francisco confia ao presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Fernando Vérgez Alzaga, e ao presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, dom Giordano Piccinotti, a tarefa de criar uma central agrovoltaica, dentro da área de Santa Maria di Galeria.

“Sem necessidade de qualquer autorização”, o papa também os nomeia comissários extraordinários “com plena capacidade para realizar os atos necessários de administração ordinária e extraordinária”.

O papa pede que a Secretaria de Estado “facilite todos os pedidos dos comissários extraordinários e trabalhe para garantir que naquele território nada se perca do que até agora esteve disponível para a Sé Apostólica”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58367/papa-francisco-manda-instalar-usina-solar-para-fornecer-energia-sustentavel-ao-vaticano

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.