Papa Francisco lamenta onda de massacres na República Democrática do Congo: “Muitos cristãos” são mortos por ódio à fé

Segundo o ACI Digital (16/06/2024), depois de rezar o Ângelus de domingo (16), o papa Francisco expressou sua dor diante da multidão reunida na Praça São Pedro, diante dos relatos de violência no leste da República Democrática do Congo, observando que muitos dos mortos “são cristãos” que foram “mortos por odium fidei (por ódio à fé)”.

Francisco destacou que “continuam chegando notícias dolorosas sobre confrontos e massacres na região leste da República Democrática do Congo. Faço um apelo às autoridades nacionais e à comunidade internacional para que façam todo o possível para acabar com a violência e proteger a vida dos civis”.

Depois de uma sucessão de ataques nos últimos dias a vilarejos no leste da República Democrática do Congo pela organização terrorista Forças Democráticas Aliadas (ADF), que jurou lealdade ao Estado Islâmico, estima-se que mais de 80 pessoas tenham sido mortas.

O papa Francisco disse que “entre as vítimas, muitos são cristãos mortos por odium fidei. Eles são mártires. Seu sacrifício é uma semente que germina e dá frutos, e nos ensina a dar testemunho do Evangelho com coragem e coerência”.

Em seguida, Francisco encorajou os fiéis a não deixarem “de orar pela paz na Ucrânia, na Terra Santa, no Sudão, em Mianmar e em todos os lugares onde se sofre com a guerra”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58282/papa-francisco-lamenta-onda-de-massacres-na-republica-democratica-do-congo-muitos-cristaos-sao-mortos-por-odio-a-fe

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.