Papa Francisco institui uma comissão de vigilância para a diocese de Roma

Segundo o ACI (15/02/2023), o papa Francisco instituiu uma Comissão Independente de Vigilância para a diocese de Roma e nomeou seus membros.

A sala de imprensa publicou hoje (15) o regulamento desta comissão e a nomeação feita pelo papa Francisco dos seis membros leigos que formarão este órgão autônomo de controle interno.

No dia 6 de janeiro, o papa Francisco promulgou a constituição apostólica “In ecclesiarum communione sobre a reorganização da diocese de Roma.

O artigo 31 do documento fala sobre a instituição de uma “Comissão Independente de Vigilância como órgão de controle interno da diocese de Roma e dos escritórios, órgãos e agências, bem como das administrações que, por qualquer motivo, dependam do Vicariato ou estejam a ele subordinados, qualquer que seja a autonomia de que gozem, inclusive os que estejam sujeitos ao poder de direção ou controle majoritário do Vicariato”.

Juntamente com a constituição apostólica, o papa promulgou um decreto que estabelece os serviços pastorais de cada bispo auxiliar de Roma.

A constituição apostólica “In ecclesiarum comunhão” é composta por 41 artigos e entrou em vigor em 31 de janeiro de 2023. Nessa data, a atual constituição apostólica “Ecclesia in Urbe” foi revogada, bem como “revogados todas as faculdades especiais delegadas anteriormente, apesar de qualquer disposição contrária, ainda que mereçam menção especial”.

Os padres e diáconos da diocese de Roma foram convocados pelo Conselho Episcopal ao salão nobre da Pontifícia Universidade Lateranense, onde no dia 2 de março o cardeal Gianfranco Ghirlanda, especialista em Direito Canônico, explicará a nova constituição apostólica “In Ecclesiarum communione”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-institui-uma-comissao-de-vigilancia-para-a-diocese-de-roma-79575

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.