Papa Francisco envia mensagem pelos 150 anos do Apostolado da Oração no Brasil

Encontro do Apostolado da Oração no Brasil, em 2018. Foto: Facebook Apostolado da oração Brasil

Segundo o ACI (30/09/2021), o Apostolado da Oração completa 150 anos de sua fundação no Brasil nesta sexta-feira, 1º de outubro e recebeu uma carta do papa Francisco “parabenizando” a obra já realizada no país. O pontífice afirmou que este “serviço apostólico é fundamental, pois o coração da missão da Igreja é a oração”.

“Agradeço a todos os que assumem a nossa Rede Mundial de Oração, pelo testemunho de rezar incessantemente pela Santa Igreja e pelas necessidades da humanidade”, escreveu o papa, segundo Vatican News.

Francisco pediu que “continuemos unidos ao Coração de Jesus e à Virgem Maria para vencermos os desafios da vida e espalharmos a alegria e a esperança do Evangelho onde nos encontrarmos”. “Deus conta com o entusiasmo e a perseverança de cada membro da nossa Rede Mundial de Oração”, afirmou.

Por fim, o papa desejou que “o Sagrado Coração de Jesus os cuide, os proteja e os faça crescer no amor e na misericórdia”. “Rezo por vocês e peça que rezem por mim”, concluiu.

O Apostolado da Oração, explica o seu site do Brasil, “é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do papa”. Teve sua origem em 1844, em um seminário da Companhia de Jesus (jesuítas), na França. Em 1849, teve a aprovação e as primeiras indulgências do papa Pio IX, sendo estendido a toda a Igreja. Chegou ao Brasil através de dois missionários jesuítas. Padre Bento Schembri fundou o primeiro centro do Apostolado da Oração em Recife (PE), em 1867. Poucos anos depois, em 1º de outubro de 1871, em Itu (SP), padre. Bartolomeu Taddei fundou o centro do Apostolado da Oração que espalhou ramos por todo o país. Por essa razão, padre Taddei é considerado o fundador e o propagador do apostolado no Brasil.

Para comemorar os 150 anos do Apostolado da Oração no Brasil, será celebrada uma missa nesta sexta-feira, às 9h, na igreja matriz Nossa Senhora Candelária, em Itu. A Eucaristia será celebrada pelo bispo da diocese de Jundiaí, dom Vicente Costa, e contará com a presença do padre Eliomar Ribeiro, SJ, diretor nacional do Apostolado da Oração, e do padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, que além de pároco da paróquia da Candelária, é também o reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus. A missa poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do Youtube do Apostolado da Oração Brasil.

A programação comemorativa conta ainda com o lançamento do livro “Bartolomeu Taddei, o padre santo de Itu”, escrito pelo professor e historiador Luís Roberto de Francisco e publicado por Edições Loyola em parceria com o Apostolado da Oração.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-envia-mensagem-pelos-150-anos-do-apostolado-da-oracao-no-brasil-86079

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.