Papa Francisco envia mensagem à Pastoral Familiar e exorta a abrir-se ao Espírito Santo

Segundo o ACI Digital (12/09/2017), o Papa Francisco enviou sua bênção aos participantes do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que aconteceu de 8 a 10 de setembro na Arquidiocese de Cuiabá (MT), exortando-os a se abrir “às luzes e moções do Espírito Santo”.

A mensagem do Pontífice foi enviada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, ao presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa.

No texto, afirma que, ao ser informado sobre a realização do Congresso, o Papa Francisco “saúda todos os organizadores e participantes desse evento que se propõe a fazer da ‘família, uma luz para a vida em sociedade’, como recita o tema desse Congresso”.

“Para isso ,exorta-os a abrir-se às luzes e moções do Espírito Santo, lembrando que ‘cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo’”, afirma, citando a exortação apostólica Amoria Laetitia.

Para isso, indica, as famílias devem se deixar “transfigurar sempre mais pela luz do Senhor Ressuscitado, através de um contínuo e perseverante caminho de conversão que permita viver uma verdadeira comunhão de amor, pois, ‘se nos amarmos uns aos outros, Deus permanecerá em nós’ (1Jo 4, 12)”.

“É desse modo que as famílias, com o testemunho da palavra, ‘falam de Jesus aos outros, transmitem a fé, despertam o desejo de Deus e mostram a beleza do Evangelho e do estilo de vida que se propõe’”, acrescenta.

Ainda citando a Amoris Laetitia, a mensagem reforça que, “assim, os esposos cristãos pintam o cinzento espaço público, colorindo-o de fraternidade, sensibilidade social, defesas das pessoas frágeis, fé luminosa, esperança ativa”.

“A sua fecundidade – continua – alarga-se, traduzindo-se em mil e uma maneiras de tornar o amor de Deus presente na sociedade”.

Por fim, o Santo Padre confia tais propósitos à Nossa Senhora Aparecida e envia “uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo que não deixem de rezar por ele”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-envia-mensagem-a-pastoral-familiar-e-exorta-a-abrir-se-ao-espirito-santo-88712/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.