Papa Francisco encontra refugiados e parte em viagem a Chipre e Grécia

Segundo o ACI Digital (02/12/2021), o papa Francisco partiu para sua 35ª viagem internacional, desta vez a Chipre e à Grécia, de onde volta a Roma no dia 6 de dezembro.

O avião do papa decolou do aeroporto de Fiumicino, Roma às 11h (7h no horário de Brasília) com destino a Larnaca, Chipre, com chegada marcada para as 15h (10h no horário de Brasília).

Antes de deixar a casa Santa Marta em direção ao aeroporto, o papa Francisco encontrou 12 refugiados acompanhados pelo esmoleiro pontifício, o cardeal Konrad Krajewski. Os refugiados que agora vivem na Itália, vêm da Síria, Congo, Somália e Afeganistão.

Todos estiveram no campo de refugiados de Lesbos nos últimos anos e foram acolhidos pela Comunidade de Sant’Egidio. Entre eles estavam alguns dos que foram trazidos no avião papal em sua viagem à Grécia em 2016.

No caminho para o aeroporto, o papa fez uma escala na paróquia de Santa Maria dos Anjos, localizada perto do aeroporto de Fiumicino. Lá, rezou diante da imagem de Nossa Senhora de Loreto e se encontrou com mais 15 refugiados que foram recebidos nesta paróquia romana.

Ontem, 1º de dezembro, o papa também se dirigiu à basílica de Santa Maria a Maior para rezar, como de costume, antes de embarcar em uma viagem internacional, diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani (A Protetora do Povo Romano)

Antes da decolagem, o papa enviou um telegrama ao presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, no qual destacou que se dirige a Chipre e à Grécia “como um peregrino que anseia por fontes antigas, com o forte desejo de encontrar-me com os irmãos na fé e a população local”.

A seguir, o programa da viagem:

Quinta-feira, 2 de dezembro

Às 11h (7h no horário de Brasília), partida, do aeroporto internacional de Fiumicino, Roma, com destino a Larnaca, Chipre.

Às 15h (10h no horário de Brasília), chegada ao aeroporto internacional de Larnaca, onde será realizada a acolhida oficial.

Em seguida, Francisco irá para a catedral maronita de Nossa Senhora das Graças em Nicósia, onde às 16h (11h no horário de Brasília) terá um encontro com os sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos, catequistas e associações e movimentos eclesiais de Chipre, onde fará seu primeiro discurso.

Em seguida, o papa irá ao palácio presidencial em Nicósia, onde acontecerá a cerimônia oficial de boas-vindas às 17h15 (12h15 no horário de Brasília). Ali mesmo, Francisco fará às 17h30 (12h30 no horário de Brasília) a tradicional visita privada de cortesia ao presidente da República de Chipre.

Ao concluir, o papa participará às 18h (13h no horário de Brasília) do encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático que será realizado em um salão de cerimônias e fará mais um discurso.

Sexta-feira, 3 de dezembro

Às 8h30 (3h30 no horário de Brasília) o papa fará uma visita de cortesia ao arcebispo ortodoxo de Chipre, sua beatitude Crisóstomo II, na sede da arquidiocese ortodoxa de Chipre, em Nicósia.

Em seguida, o papa irá à catedral ortodoxa de Nicósia, onde se encontrará às 9h (4h no horário de Brasília) com o Santo Sínodo e fará um discurso.

Às 10h (5h no horário de Brasília) o papa presidirá a missa no Estádio GSP de Nicósia e fará a sua homilia.

À tarde, o papa participará às 16h (11h no horário de Brasília) de uma oração ecumênica pelos migrantes na Igreja Paroquial de Santa Cruz em Nicósia.

Sábado, 4 de dezembro

Pela manhã, o papa participará às 9h10 (4h10 no horário de Brasília) da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Larnaca e partirá às 9h30 (4h30 no horário de Brasília) de avião para o aeroporto internacional de Atenas.

Às 11h10 (06h10 no horário de Brasília) o avião chegará ao aeroporto internacional de Atenas, onde será a recepção oficial.

Em seguida, vai ao palácio presidencial em Atenas, para a cerimônia oficial de boas-vindas ao meio-dia.

Ali mesmo, o papa fará às 12h15 (07h15 no horário de Brasília) a tradicional visita privada de cortesia ao presidente da República e às 12h30 (07h30 no horário de Brasília) ele se encontrará em particular com o primeiro-ministro da Grécia.

No final, o papa participará às 12h45 (07h45 no horário de Brasília) no encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático e fará o seu primeiro discurso na Grécia.

Às 16h (11h no horário de Brasília) o papa fará uma visita privada de cortesia ao arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, sua beatitude Ieronymos II, na sede da arquidiocese ortodoxa da Grécia em Atenas.

O papa fará um discurso durante um encontro com sua beatitude Ieronymos II, às 16h30 (11h30 no horário de Brasília), na “sala do trono” da sede da arquidiocese ortodoxa da Grécia em Atenas.

Às 17h15 (12h15 no horário de Brasília) o papa participará de um encontro com bispos, padres, religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas na catedral católica de São Dionisio, em Atenas, onde fará outro discurso.

Finalmente, às 18h45 (13h45 no horário de Brasília) o papa terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na nunciatura apostólica de Atenas.

Domingo, 5 de dezembro

Às 9h15 (04h15 no horário de Brasília) o papa viajará em avião para Lesbos. A chegada ao aeroporto de Mitilene está prevista para 10h10 (05h10 no horário de Brasília).

Em seguida, Francisco visitará os refugiados no “Reception and Identification Centre” de Mitilene, às 10h45 (05h45 no horário de Brasília), onde fará um discurso. No final da visita, o papa presidirá a oração do Ângelus.

Às 12h15 (07h15 no horário de Brasília) o papa vai viajar para Atenas. A chegada ao aeroporto internacional de Atenas está marcada para 13h10 (08h10 no horário de Brasília).

À tarde, o papa presidirá a missa às 16h45 (11h45 no horário de Brasília) no “Megaron Concert Hall” em Atenas e fará a homilia.

Às 19h (14h no horário de Brasília) sua beatitude Ieronymos II fará uma visita de cortesia ao papa Francisco na nunciatura apostólica de Atenas.

Segunda-feira, 6 de dezembro

Pela manhã, o papa receberá a visita do presidente do parlamento grego às 8h15 (03h15 no horário de Brasília) na nunciatura apostólica de Atenas.

Às 9h45 (04h45 no horário de Brasília) o papa se encontrará com as jovens do colégio São Dionísio das Irmãs Ursulinas de Maroussi, Atenas.

Em seguida, o papa irá ao aeroporto internacional de Atenas, onde acontecerá às 11h15 (06h15 no horário de Brasília) a cerimônia de despedida. O avião decolará às 11h30 (06h30 no horário de Brasília) em direção ao aeroporto internacional Ciampino de Roma. A chegada está prevista para as 12h35 (07h35 no horário de Brasília).

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-encontra-refugiados-e-parte-em-viagem-a-chipre-e-grecia-32313

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.