Papa Francisco elogia a fé do povo africano

Segundo o ACI Digital (19/07/2022), numa mensagem de vídeo para os participantes do II Congresso Católico Pan-Africano de Teologia, Sociedade e Vida Pastoral, o papa Francisco disse que em suas visitas à África, “sempre me impressionou a fé e a resiliência desses povos”.

Na mensagem, o papa disse que o congresso, que acontece na Universidade Católica da África Oriental em Nairobi entre teólogos, leigos, padres, religiosos e bispos, “é um sinal de esperança”.

“Reunir-se para discernir o que Deus nos diz hoje, não apenas para responder às necessidades que certamente são um desafio, mas também para transformar em realidade os sonhos africanos (sonhos sociais, culturais, ecológicos e eclesiais) que são um sinal de uma Igreja africana em saída”, disse Francisco.

“Como comentei durante minha viagem à República Centro-Africana em 2015, ‘A África sempre nos surpreende'”.

“Façam emergir o melhor de vocês nesta reflexão para que seja surpresa, para que nasça essa criação africana que nos surpreende a todos”, disse aos participantes.

“Porque África é poesia”, disse Francisco, acrescentando que “a sabedoria dos ancestrais africanos nos lembra, para este importante encontro, que as montanhas nunca se encontram, mas as pessoas sim”.

“Sigam em frente. Juntos. Acompanhando-nos, ajudando-nos e crescendo juntos”, disse.

“Que uma teologia sapiencial, como vocês propõem, seja a boa nova da misericórdia para os pobres e alimente as pessoas e as comunidades em sua luta pela vida, pela paz e pela esperança”.

Por fim, o papa Francisco pediu que “o Espírito Santo os inspire. Que saiam desse congresso os caminhos de que a Igreja precisa: caminhos de conversão missionária, ecológica, de paz, reconciliação e transformação do mundo inteiro”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-elogia-a-fe-do-povo-africano-53741

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.