Papa Francisco deu relíquias de São Pedro de presente? Isso é o que deve saber

Segundo o ACI Digital (04/07/2019), o Papa Francisco fez a entrega para a delegação do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, de um relicário contendo alguns fragmentos de osso que a tradição atribui ao Apóstolo São Pedro.

O relicário, elaborado durante o pontificado de São Paulo VI, ficava guardado na capela dos aposentos papais do Palácio Apostólico.

No último sábado, 29 de junho, após a celebração da Missa junto ao túmulo de São Pedro, na Basílica Vaticana, por ocasião da visita da delegação a Roma para celebrar a festa de São Pedro e São Paulo, o Santo Padre convidou o chefe da delegação, Arcebispo Job, para acompanhá-lo ao Palácio Apostólico para fazer a entrega de um presente ao patriarca Bartolomeu.

Assim que chegaram à capela, o Pontífice revelou o segredo: fazia a entrega ao Patriarca Bartolomeu do relicário com as relíquias de São Pedro.

O Patriarca Bartolomeu foi rapidamente informado do presente de Francisco e se organizou o translado das relíquias para Istambul (Turquia), onde fica a sede do Patriarcado.

O Patriarca Bartolomeu fez o anúncio pessoalmente aos fiéis sobre o presente do Papa Francisco durante a celebração da festa dos Apóstolos, que na tradição Ortodoxa é celebrada um dia depois da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Em declarações recolhidas por Vaticano News, o Arcebispo Job assinalou que “este é para nós um evento extraordinário e inesperado”.

Embora a necrópole do Vaticano tenha sido descoberta no final dos anos 30 e início dos 40, somente em 26 de junho de 1968, o Papa Paulo VI anunciou a descoberta das relíquias de São Pedro. Uma parte delas foi guardada no relicário que, agora, será custodiado em Istambul.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-deu-reliquias-de-sao-pedro-de-presente-isso-e-o-que-deve-saber-33610

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.