Papa Francisco demite bispo Strickland do cargo nos EUA

Segundo o ACI (11/11/2023), o Vaticano anunciou no sábado (11) que o papa Francisco destituiu o bispo Joseph Strickland de suas funções na diocese de Tyler, no Texas (EUA) e para substituí-lo nomeou um administrador apostólico.

A demissão do bispo Strickland ocorre após a conclusão de uma investigação formal, chamada visita apostólica, iniciada este ano pelo Dicastério para os Bispos do Vaticano sobre a diocese, que, segundo uma fonte, foram analisados o uso da mídia social pelo bispo e assuntos relacionados à administração diocesana.

Monsenhor Strickland, de 65 anos, atua como bispo de Tyler desde 2012. Ele era muito popular, mas polêmico. Enfrentou críticas por suas publicações fortes nas mídias sociais, entre elas um tweet de 12 de maio dizendo que o papa Francisco estava “enfraquecendo o depósito da fé”.

O anúncio do Vaticano não revelou o motivo da demissão do prelado. O bispo de Austin, Joe Vasquez, será o administrador apostólico da diocese de Tyler até que um novo bispo seja nomeado.

Ao longo destes 10 anos de liderança do bispo Strickland em Tyler, a diocese vivenciou algumas mudanças significativas, incluindo a renúncia, em 2018, de três funcionários diocesanos, uma decisão que Strickland afirmou na época que colocaria a diocese na melhor situação possível para cumprir sua missão.

Mas o mandato do monsenhor Strickland também coincidiu com sinais favoráveis de saúde espiritual e administrativa em Tyler. Há atualmente 21 homens em formação sacerdotal para um território de 119.168 católicos. A diocese também está em boa situação financeira, em parte devido à sua capacidade de arrecadar 99% de sua meta de US$ 2,3 milhões para o “Apelo do Bispo” de 2021, seis meses antes do previsto.

Papa Francisco se reuniu na manhã de de sábado (11),com o prefeito do Dicastério para os Bispos, cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, antes do anúncio da destituição do bispo Strickland.

A decisão do papa de retirar o prelado de seu governo pastoral da diocese do leste do Texas ocorre apenas dois dias antes do início da reunião plenária de outono dos bispos dos EUA, que será realizada entre 13 e 16 de novembro em Baltimore, Maryland.

Traduzido e adaptado por ACI Prensa. Publicado originalmente na CNA.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/56689/papa-francisco-demite-bispo-strickland-do-cargo-nos-eua

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.