Papa Francisco convoca Conselho de Cardeais para Constituição Praedicate Evangelium

Segundo o ACI (25/06/2019), o Papa Francisco convocou o Conselho de Cardeais que o assessoram sobre a reforma da Cúria Romana e do governo da Igreja universal para uma reunião nesta semana no Vaticano para trabalhar na próxima Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana, cujo título provisório é “Praedicate evangelium”.

Esta é a 30ª reunião plenária do Conselho de Cardeais, conhecido inicialmente como C9. Segundo informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião começou nesta terça-feira, 25 de junho, e terminará na quinta-feira, 27 de junho.

O tema central desta reunião do Conselho de Cardeais é o trabalho da nova Constituição Apostólica “Praedicate evangelium”, depois que o esboço foi aprovado em abril deste ano, indicou Vatican News.

Deste modo, a próxima Constituição Apostólica substituirá o documento atual que estrutura a Cúria Romana, intitulado “Pastor Bonus”, em vigor desde 28 de junho de 1988 e assinado por João Paulo II.

A “Pastor Bonus” de São João Paulo II é composta de 193 artigos e 2 anexos. Durante o Pontificado de Bento XVI, três modificações foram feitas através de Motu Proprios promulgados, um em 2011 e dois em 2013. Enquanto o Papa Francisco a modificou uma vez com um Motu Proprio em 2014.

Consulta às conferências episcopais

Ao finalizar a última reunião plenária do Conselho de Cardeais, realizada em abril, o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, explicou que o Conselho de Cardeais havia aprovado o esboço da Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium”.

Gisotti indicou que a consulta deste esboço seria feita aos presidentes das Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais, aos Dicastérios da Cúria Romana, às Conferências de Superiores e Superioras Maiores e a algumas Universidades Pontifícias, para que enviem suas observações e sugestões.

Portanto, o Conselho de Cardeais se reúne com o Santo Padre durante esta semana no Vaticano e centra sua agenda de trabalho apenas no texto da nova Constituição Apostólica.

Além disso, Alessandro Gisotti assinalou durante um encontro com a imprensa em 10 de abril que o Conselho de Cardeais é um organismo que tem a tarefa de assessorar o Papa Francisco no governo da Igreja universal e, portanto, sua função não termina com a publicação da Constituição Apostólica.

Participaram da última reunião plenária do Conselho de Cardeais junto com o Papa o secretário de Estado, o Cardeal Pietro Parolin, o Cardeal Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras), o Cardeal Reinhard Marx (Alemanha), o Cardeal Seán Patrick O’Malley (Estados Unidos), o Cardeal Giuseppe Bertello (Itália) e o Cardeal Oswald Gracias (Índia). Também estiveram presentes o secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, e o Secretário Adjunto, Dom Marco Mellino.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-convoca-conselho-de-cardeais-para-constituicao-praedicate-evangelium-93208

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.