Papa Francisco conclui seus exercícios espirituais

Segundo o ACI Digital (15/03/2019), o Papa Francisco concluiu os exercícios espirituais que realizou junto com a Cúria Romana e agradeceu ao beneditino olivetano Bernardo Francesco Maria Gianni por pregar para eles sobre a esperança, o trabalho e a paciência.

Ao finalizar os exercícios espirituais nesta sexta-feira, 15 de março, o Santo Padre agradeceu ao abade da Abadia de San Miniato al Monte, de Florença, “por sua ajuda nesses dias” e por tê-los ajudado a “entrar, como fez o Verbo, no humano; e entender que Deus sempre se faz presente no humano”.

Nesse sentido, o Papa recordou a total Encarnação do Verbo e acrescentou que “Ele também está presente nas marcas que deixa no humano. Como a Encarnação da Palavra, indivisível e sem confusão, deixando vestígios”, disse.

Memória do futuro

Além disso, o Pontífice agradeceu ao Pe. Gianni por abordar o tema da memória, uma “dimensão deuteronômica que esquecemos, por ter-nos falado de esperança, de trabalho e de paciência, indicando o caminho para o futuro”.

Por fim, o Santo Padre disse que nestes dias pensou sobre o documento do Concílio Vaticano II Gaudium et spes, sobre o qual comentou que “talvez é o documento que mais teve resistência, inclusive hoje”. “Em algum momento eu te vi assim: como com a coragem dos Padres conciliares quando assinaram aquele documento”, afirmou.

“Eu lhe agradeço muito, reze por nós que somos todos pecadores – todos, eh? – mas queremos ir avante assim, servindo ao Senhor. Obrigado e leve a minha e a nossa saudação aos monges”, concluiu.

Os exercícios espirituais foram realizados na Casa Divino Mestre, na cidade italiana de Ariccia, de 10 a 15 de março.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-conclui-seus-exercicios-espirituais-28967

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.