Papa Francisco celebra a Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa

Segundo o ACI Digital (07/04/2023), o papa Francisco celebrou a Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa, na basílica de São Pedro, no Vaticano.

A celebração começou às 17h (hora de Roma), na presença de 4 mil pessoas, entre fiéis, cardeais, bispos e padres.

O papa celebrou a liturgia da Paixão do Senhor. Como todos os anos, a homilia foi feita pelo pregador da Casa Pontifícia, cardeal Raniero Cantalamessa.

Francisco chegou de cadeira de rodas à basílica, que estava sem ornamentos e com pouca iluminação, respeitando a sobriedade da cerimônia em que não se celebra a Eucaristia.

O papa Francisco apareceu com os habituais paramentos vermelhos da Sexta-Feira Santa, em memória do sangue de Cristo derramado na cruz.

O evangelho de são João que narra a Paixão de Cristo foi salmodiado em latim e de forma solene por três diáconos e o coro da basílica.

No momento em que narra a morte do Senhor, tudo ficou em completo silêncio e os presentes na basílica de São Pedro se colocaram de joelhos.

Também foi lida a oração universal dos fiéis em que se reza nesta Sexta-feira Santa pela Igreja, pelo papa, pelos bispos, sacerdotes, catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Deus e pelos governantes .

No final da celebração, o papa Francisco e os cardeais veneraram a Cruz de Cristo.

Em sua homilia, o cardeal Cantalamessa afirmou que “fomos nós – vocês e eu – que matamos Jesus de Nazaré”.

O cardeal Cantalamessa também destacou que a ressurreição de Jesus “nos assegura que este caminho não conduz à derrota, mas, graças ao nosso arrependimento, conduz àquela ‘apoteose da vida’, em vão buscada em outros lugares”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-celebra-a-paixao-do-senhor-na-sexta-feira-santa-33167

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.