Papa Francisco afirma que o diabo se serve dos hipócritas para atacar a Igreja

Segundo o ACI (20/09/2018), o Papa Francisco exortou, durante a Missa celebrada na manhã de hoje, na Casa Santa Marta, a não condenar os outros, exercer a misericórdia e não julgar nem condenar.

O Santo Padre advertiu contra os hipócritas que se acham perfeitos e que se escandalizam de que a Igreja acolha os pecadores e assegurou que o diabo usa os hipócritas para atacar a Igreja e a sociedade.

Em sua homilia, Francisco refletiu sobre o episódio do Evangelho de São Lucas no qual o Senhor aceita o convite de um fariseu para comer com ele. Ao ouvir que Jesus estava na cidade, uma mulher pecadora pública queria conhecê-lo e, entrando no lugar onde estava jantando, despejou um frasco de perfume em seus pés e começou a lavá-los e beijá-los enquanto chorava.

O fariseu se escandalizou ao ver que Jesus não rejeitava a mulher. Entretanto, o Senhor respondeu perdoando os pecados da mulher, “porque mostrou muito amor. Quem é pouco perdoado, mostra pouco amor”, ensinou.

O Papa destacou como a mulher se mostra “com amor, com muito amor a Jesus”, não escondendo “ser pecadora”.

“Os pecados que ela cometeu foram perdoados porque ela mostrou muito amor”, repetiu o Pontífice. “Jesus olha o pequeno gesto de amor, o pequeno gesto de boa vontade, pega esse gesto e o leva adiante. Esta é a misericórdia de Jesus: sempre perdoa e sempre recebe”.

Diante o perdão do Senhor à mulher pecadora, os doutores da lei se escandalizam: “têm uma atitude que só mostram os hipócritas: o escândalo”.

Neste sentido, o Santo Padre rechaçou as hipocrisias atuais que levam a dizer: “Olha, que escândalo! Não se pode viver assim! Perdemos os valores. Agora todos têm o direito de entrar na igreja, inclusive os divorciados, todos. Mas onde estamos?”.

“O escândalo dos hipócritas”, advertiu, é a “hipocrisia dos ‘justos’, dos ‘puros’, daqueles que se creem salvos pelos próprios méritos externos”.

Jesus destaca como estas pessoas exteriormente mostram “tudo belo”, mas dentro têm “podridão”.

“A Igreja, quando caminha na história, é perseguida pelos hipócritas: hipócritas por dentro e por fora. O diabo não tem relação com os pecadores arrependidos, porque olham para Deus e dizem: ‘Senhor, sou pecador, ajuda-me’”.

Pelo contrário, “o diabo se mostra forte com os hipócritas, usa-os para destruir, destruir as pessoas, destruir a sociedade, destruir a Igreja. A força do diabo é a hipocrisia, porque ele é mentiroso: mostra-se como príncipe poderoso, belíssimo, e por trás é um assassino”.

O Papa Francisco, portanto, exortou a não esquecer Jesus, que perdoa, recebe, é misericordioso, “palavras muitas vezes esquecidas quando falamos mal dos outros”.

Por isso, ele concluiu convidando a exercer a misericórdia “e, como Jesus, não condenar os outros”.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Lc 7, 36-50

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.

37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-afirma-que-o-diabo-se-serve-dos-hipocritas-para-atacar-a-igreja-59118

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.