Papa exorta a espalhar o perfume de Cristo no mundo e não o mau cheiro do pecado

Segundo o ACI Digital (21/08/2024), o papa Francisco encorajou os cristãos a espalharem o perfume de Cristo por todo o mundo, na audiência geral de quarta-feira (21) na Aula Paulo VI no Vaticano.

Na sexta catequese do ciclo O Espírito Santo e a Esposa, que começou em 29 de maio, o papa Francisco concentrou-se na passagem bíblica da unção espiritual de Cristo que ocorreu durante seu batismo no rio Jordão.

“Sabemos que, infelizmente, às vezes os cristãos não difundem o perfume de Cristo, mas o mau cheiro do próprio pecado”, disse o papa destacou. “Isso, no entanto, não nos deve desviar do compromisso de realizar, na medida do possível e cada um no seu ambiente, esta sublime vocação de ser o bom perfume de Cristo no mundo”.

Esse perfume emana dos frutos do Espírito Santo, que o papa mencionou com base na carta de são Paulo aos Gálatas: amor, alegria, paz, magnanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio de si (cf Gl 5, 22).

O papa refletiu sobre o impacto produzido por pessoas que, pela graça do Espírito, transmitem esses dons. “Uma pessoa com amor, uma pessoa alegre, uma pessoa que cria a paz, uma pessoa magnânima, não mesquinha, uma pessoa benevolente que acolhe todos, uma pessoa bondosa. É bom encontrar uma pessoa boa, uma pessoa fiel, uma pessoa mansa, não orgulhosa… Se nos esforçarmos por cultivar estes frutos e quando encontrarmos estas pessoas, então, sem nos darmos conta, alguém sentirá ao nosso redor um pouco da fragrância do Espírito de Cristo”.

O papa disse na catequese que na passagem bíblica do batismo se observa como “toda a Trindade marcou encontro, naquele momento, nas margens do Jordão”, num “momento muito importante da Revelação”, e “um momento importante da história da salvação” confirmado pouco depois na pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim” (cf Lc 4, 18).

No Jordão, Jesus foi ungido, disse o papa Francisco, como o foram os reis, os profetas e os sacerdotes com óleo perfumado: “No caso de Cristo, em vez do óleo físico, há o óleo espiritual que é o Espírito Santo”.

É por isso que Jesus é designado pelos termos Messias, em hebraico, e Cristo, em grego, que significam “ungido”. “Cristo é a cabeça, o nosso Sumo Sacerdote; o Espírito Santo é o óleo perfumado e a Igreja é o corpo de Cristo no qual se difunde”, disse o papa.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58885/papa-exorta-a-espalhar-o-perfume-de-cristo-no-mundo-e-nao-o-mau-cheiro-do-pecado

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.