Papa concede indulgência plenária àqueles que celebrarem a Virgem de Guadalupe em casa

De acordo com o site ACI, o Papa Francisco concordou em conceder indulgência plenária aos fiéis que participarem das celebrações virtuais em casa por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

O anúncio foi feito pelo Arcebispo Primaz do México, Cardeal Carlos Aguiar Retes, ao concluir a celebração da Missa do domingo, 6 de dezembro, na Basílica de Guadalupe.

O Cardeal Aguiar Retes disse que “a situação da pandemia nos obrigou, para o bem da vida de todos, a manter fechado o complexo de Guadalupe de 10 a 13 de dezembro e, portanto, as celebrações de Nossa Mãe, em vez de virem aqui para a casa dela, ela quer ir para a casa de vocês”.

“Para motivar essa presença de Nossa Senhora nas suas casas, quando acompanhem as Missas da meia-noite, do início do dia 12 ou a das Rosas, do meio-dia, pedi ao Santo Padre, o Papa Francisco, que nos concedesse para motivação, encorajamento e esperança, de todos vocês e de todos os devotos de Nossa Senhora, que recebam a indulgência plenária em sua casa.

Com essa indulgência plenária, indicou, “vocês podem se unir em favor de seus irmãos” falecidos da família, seus antepassados.

“O Papa a concedeu como um consolo”, sublinhou.

“Esta semana, nos próximos dias, vamos transmitir em diferentes meios de comunicação as condições habituais para a indulgência plenária e para que vocês possam lucrá-la”.

Embora originalmente a Basílica de Guadalupe tivesse planejado acolher os peregrinos que viriam contemplar a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, sem a celebração das Missas nos dias 11 e 12 de dezembro, em 23 de novembro foi anunciado que o santuário mariano permaneceria completamente fechado de 10 a 13 de dezembro para evitar infecções por coronavírus COVID-19.

A Basílica também anunciou uma série de atividades virtuais nas quais os devotos poderão participar por meio de seu site oficial.

A Missa da meia-noite será transmitida pelo canal YouTube da Basílica de Guadalupe, no dia 11 de dezembro, a partir das 23h (Horário da Cidade do México). A Missa das Rosas vai ao ar no dia 12 de dezembro a partir do meio-dia.

Em nota publicada, em 7 de dezembro, o Cardeal Aguiar Retes especificou as condições para lucrar a indulgência plenária:

É necessário, disse, “preparar um lugar de oração à Nossa Senhora de Guadalupe em seu próprio lar”. Além disso, observou, os fiéis precisam “participar através da mídia, seguindo com devoção e atenção exclusiva, como se faz em forma presencial, a uma das missas a serem celebradas na Basílica de Guadalupe”.

Por último, indicou, é preciso “cumprir as condições habituais para lucrar as indulgências: 1. rezar pelas intenções do Santo Padre. 2. Estar na graça de Deus por ter confessado. 3. Assistir à missa completa. 4. Comungar. As três últimas condições podem ser satisfeitas desde que as condições sanitárias o permitam”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-concede-indulgencia-plenaria-aqueles-que-celebrarem-a-virgem-de-guadalupe-em-casa-19695

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.