Papa celebra 1500 anos de veneração à antiga imagem mariana

O Pontífice escreveu uma mensagem por ocasião dos 1500 anos de culto da venerada imagem de Santa Maria ‘in Portico’ – Romanae Portus Securitatis, protetora da Cidade Eterna.

Segundo o Gaudium Press (17/07/2024), por ocasião dos 1500 anos de culto da venerada imagem de Santa Maria ‘in Portico’ – Romanae Portus Securitatis, protetora da Cidade Eterna, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao reitor geral da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, Padre Antonio Piccolo.

Oportunidade alegre de união e oração

No documento, o Santo Padre ressalta que esta é uma “oportunidade alegre de união e oração à Família religiosa”, a quem, desde o ano de 1601, foi confiada a custódia do histórico ícone, e que continuamente “eleva louvores à Mãe amorosa e cuidadosa, farol luminoso que tem conduzido seus filhos ao porto seguro”.

O culto de Santa Maria in Portico em Campitelli nasceu a partir de uma prodigiosa manifestação da Mãe de Deus ocorrida no dia 17 de julho de 524, na casa de Santa Galla, nobre romana, e na presença do Pontífice São João I. Desde então, o Pórtico, onde a nobre Galla acolhia os pobres e os peregrinos, tornou-se Santuário Mariano e local de caridade.

Olhar para Maria como sinal de consolação e esperança

Voltando-se aos herdeiros espirituais de São Leonardi, Francisco destaca que este é “um convite para cuidar e promover o valor da acolhida dos pobres e dos marginalizados, para que os lugares que habitamos e as próprias igrejas possam ser um pórtico aberto para o mundo, oferecendo consolo e socorro às diversas formas de indigência que caracterizam nossa vida”.

Por fim, o Pontífice exorta aos religiosos para que “invoquem a paz e sejam construtores de paz” e os exorta “a olhar para Maria como sinal de consolação e esperança segura, o rosto materno de Deus e morada onde buscar refúgio; Ela, de fato, nos dá continuamente Seu Filho como única fonte de concórdia, esperança de salvação, caminho para a paz, imperativo absoluto da busca humana”. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/papa-celebra-1500-anos-de-veneracao-a-antiga-imagem-mariana/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.