Papa aos focolares: A primeira discípula de Jesus, a Virgem Maria, era leiga

Segundo o ACI Digital (10/05/2018), no discurso feito aos habitantes da Comunidade Internacional do Movimento dos Focolares em Loppiano, na Itália, o Papa Francisco destacou a importância dos leigos na vida da Igreja e recordou que “Maria era leiga”.

“Ela era leiga. A primeira discípula de Jesus, a sua mãe, era leiga. Aqui há uma grande inspiração”, sublinhou.

Além disso, incentivou a realizar “um bonito exercício: recordar os momentos mais conflituosos da vida de Jesus, como em Caná, e ver como Maria reagia. Como Maria assume a palavra e segue em frente. Esta é uma boa escola para seguir avante. Porque ela é a mulher da fidelidade, a mulher da criatividade, a mulher da coragem, a mulher da paciência, a mulher que suporta tudo”.

“Sempre olhem para isto: como esta mulher leiga, primeira discípula de Jesus, agiu em todos os momentos conflituosos da vida do seu Filho. Isso os ajudará muito”.

No Santuário de Maria Theotokos, o Santo Padre recordou a proclamação de Maria como Mãe da Igreja pelo Beato Papa Paulo VI em 21 de novembro de 1964. “Maria é a Mãe de Jesus, e Nele é a Mãe de todos nós: a Mãe da unidade”.

“O santuário dedicado a Ela aqui em Loppiano é um convite a entrar na escola de Maria para aprender a conhecer Jesus, a viver com Jesus e ter Jesus presente em cada um de nós e em meio a nós”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-aos-focolares-a-primeira-discipula-de-jesus-a-virgem-maria-era-leiga-51140

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.