Papa adverte sobre um mal na Igreja: Somos cristãos, mas vivemos como pagãos

O site ACI Digital publicou (05/10/2018) a seguinte notícia:

“Somos cristãos, mas vivemos como pagãos”, lamentou o Papa Francisco nesta sexta-feira, 5 de outubro, na Missa celebrada em sua residência na Casa Santa Marta.

Em sua homilia, o Santo Padre denunciou a hipocrisia daqueles que “se sentem orgulhosos de ser cristãos”, mas vivem como se não fossem. Para essas pessoas, o cristianismo é “como um costume social”, mas “expulsaram Jesus de seus corações”.

Por isso, o Papa advertiu sobre o perigo ao qual enfrentam esses cristãos que vivem sua fé “como um costume social”. São cristãos que dizem: “Eu que recebi muito do Senhor, nasci numa sociedade cristã, conheci Jesus Cristo, conheci a salvação”, mas ao mesmo tempo, com muita facilidade se esquecem de Jesus.

“Essa atitude – continuou – nos faz mal, porque reduzimos o Evangelho a um fato social, sociológico, e não a uma relação pessoal com Jesus”.

Recordou que “Jesus fala a mim, fala a você, fala a cada um de nós. A pregação de Jesus é para cada um de nós”.

O Santo Padre se perguntou: “Como é possível que aqueles pagãos, que ao ouvirem a pregação de Jesus o seguem, e eu, que nasci aqui, numa sociedade cristã, me acostumo, e o cristianismo é como se fosse um costume social, uma veste que visto e depois a deixo?”.

Nesse sentido, Francisco assegurou que quem age assim se comporta com hipocrisia, com a “hipocrisia dos justos”.

“Há a hipocrisia dos pecadores, mas a hipocrisia dos justos é o medo ao amor de Jesus, o medo de deixar-se amar. E, na realidade, quando nós fazemos isso, nós tentamos administrar a relação com Jesus”.

Essa atitude consiste em dizer: “Sim, eu vou à Missa, mas você fique na Igreja que eu depois vou para casa”. Então, lamentou o Papa “Jesus não volta conosco para casa: na família, na educação dos filhos, na escola, no bairro…”.

Por isso, o Papa convidou a fazer um exame de consciência repetindo essas palavras: “Ai de ti, ai de ti”. O Pontífice explicou que “ai de ti, porque eu dei muito, dei a mim mesmo, escolhi você para ser cristão, ser cristã, e você prefere uma vida pela metade, uma vida superficial”.

“Quando se vive esta hipocrisia cristã, o que nós fazemos é expulsar Jesus do nosso coração. Fazemos de conta tê-lo conosco, mas o expulsamos. Somos cristãos, orgulhosos de sermos cristãos, mas vivemos como pagãos”, concluiu.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Lc 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-adverte-sobre-um-mal-na-igreja-somos-cristaos-mas-vivemos-como-pagaos-72100

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.