Pai, começa o começo!

“Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: ‘Pai, começa o começo!’. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, ao menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas ‘tangerinas’ são outras. Preciso `descascar´ as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para `começar o começo´ era o que me dava certeza que conseguiria chegar até o último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: ‘Pai, começa o começo!’. Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que o Amor Eterno de Deus nos acolhe sempre que for preciso: ‘Pai, começa o começo!’. (Autor desconhecido)

Ao ler esta mensagem anônima que recebi de um amigo, pensei em partilhar com você! Porque ela tem tudo a ver com o Natal. Foi Ele que começou primeiro. Obrigado amigo, por fazer entender de forma tão simples o segredo do amor do Pai Deus. Foi o nosso Pai do céu que começou a amar apaixonadamente cada um de nós que enviou o seu Filho, assumindo a nossa natureza, para romper o cascão que nos separava do infinito amor do Pai Eterno. É Ele que começou a me amar, sem que eu pedisse. Por isso hoje não tenho medo de enfrentar corajosamente os abacaxis, e descascar, tirar as cascas e máscaras que nos impedem a amar de verdade e construir entre nós relacionamentos verdadeiros. Quero que este natal seja para todos nós uma oportunidade para redescobrir na simplicidade de uma manjedoura, na frieza de um estábulo, a grandeza de nosso Deus, o calor do amor do menino de Belém, que vei o para dar a vida e a vida em abundância! Tudo começou, no começo!

***
Dom Anuar Battisti

Arcebispo Maringá – PR

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.