Padre recorda 14 formas concretas de amar ao próximo

Segundo o ACI Digital (03/11/2021), um padre relembrou no twitter 14 formas concretas pelas quais podemos amar o próximo e, assim, avaliar o quanto realmente amamos a Deus.

Através de um tuíte de 31 de outubro, padre José María Pérez Chaves, da arquidiocese militar da Espanha, falou sobre o evangelho do dia, São Marcos 12, 28-34, e destacou que o amor ao próximo serve como uma escala “para verificar o meu amor a Deus: quanto mais amo o meu próximo, mais amarei a Deus e vice-versa”.

“Aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê”, diz o versículo 20 do capítulo 4 da Primeira Carta de São João, que o padre citou.

“E os cristãos temos uma folha pautada perfeita para escrever direito as linhas da nossa vida conforme a caridade para com o próximo: as catorze obras de misericórdia”, disse.

O padre espanhol citou depois as 14 obras de misericórdia, divididas tradicionalmente em espirituais e corporais.

As sete espirituais são: dar bom conselho; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os aflitos; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; rogar a Deus por vivos e defuntos.

As sete obras corporais de misericórdia são: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos.

“Por isso, os mandamentos da lei de Deus se resumem nestes dois: ‘Amarás a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo’ (Mc 12,29-30)”, concluiu o padre Pérez Chaves.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/padre-recorda-14-formas-concretas-de-amar-ao-proximo-21305

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.