Padre dá conselhos sobre gravidez no namoro

O padre Eduardo Hayen Cuarón, diretor do semanário Presencia, da diocese mexicana de Ciudad Juárez, deu um conselho importante para os jovens casais que enfrentam medo por causa de uma gravidez inesperada durante o namoro.

Em seu artigo recente “Namorados grávidos”, o padre Hayen Cuarón lembrou que “a Igreja Católica em seu Código de Direito Canônico, diz que o consentimento matrimonial – o ‘eu te aceito como minha esposa…’ que os noivos dizem na celebração do casamento -, pronunciado sem liberdade plena para se casar, pode ser causa de nulidade conjugal”.

“Forçar o matrimônio devido a uma gravidez inesperada pode ser causa de invalidez da união”, advertiu.

“Por isso, é importante a entrevista que os noivos têm com o padre antes do casamento, para verificar se as condições são adequadas para celebrar matrimônio, e assim evitar núpcias inválidas”, continuou.

Durante a entrevista, disse o padre, pergunta-se ao casal “entre outras coisas, se há uma gravidez envolvida. Nesse caso, a celebração do casamento é desaconselhável”.

Padre Hayen Cuarón destacou a importância de que, antes de uma gravidez, os jovens fortaleçam o seu namoro “abstendo-se de ter uma vida sexual e cultivando um namoro casto”.

Leia também: Namoro e Sexo

Meu namorado quer transar, e agora?

Por que não deve haver sexo antes do casamento?

10 razões para viver a castidade no namoro

Um namoro diferente leva à santidade

Sexo no plano de Deus

Embora os jovens acreditem que estão “realmente apaixonados” e “fortemente comprometidos”, disse ele, eles podem ser “instáveis ​​e mutáveis”, por isso “fica uma porta aberta para terminar o relacionamento e encontrar um novo parceiro”.

Quando já aconteceu uma gravidez, continuou, os casais jovens “não devem recorrer ao aborto por nenhum motivo”.

“Uma gravidez não é uma bolsinha de células que a mulher carrega. É um filho em gestação, uma pessoa humana criada à imagem de Deus, uma pessoa inocente à qual se deve respeitar e cuidar”, destacou.

“Os jovens que caem na tentação de abortar – homens e mulheres – fazem uma ferida muito grande em suas almas que é difícil de curar”, acrescentou.

Padre Hayen Cuarón exortou os jovens a ignorar a “pressão familiar, econômica e social que possam sentir por um bebê que está a caminho” e a não escutar as “vozes do feminismo”.

Quando estiverem em crise, o melhor a fazer é “ir a um centro de gravidez do próprio bairro para receber aconselhamento e poder levar a gravidez até o nascimento do bebê”.

Mais tarde, o padre mexicano disse que “os namorados que têm uma gravidez também não devem se casar de maneira forçada. Os matrimônios entre adolescentes têm um alto índice de divórcios, sobretudo hoje, mais do que nunca, quando os jovens demoram mais a amadurecer”.

“Se eles não estavam planejando seu casamento, contrair matrimônio nessas circunstâncias só aumentará os seus problemas. Um ambiente cheio de conflitos, discórdias, brigas e infelicidade nunca será adequado para uma criança. Assim, é melhor a ausência do matrimônio do que um mau matrimônio”, disse.

Em vez de forçar os jovens a se casar, “eles devem ser ajudados cercando-os de compreensão e apoio. Nem o desprezo nem a marginalização dos pais os ajudarão, mas a reflexão serena sobre como terão que enfrentar a maternidade e a paternidade quando o bebê nascer”.

Ouça também: O que é viver um namoro cristão?

Padre Hayen Cuarón disse que “com isso não estou dizendo que casais que enfrentam uma gravidez nunca devem se casar. Pelo contrário: se um casal estava planejando seu casamento, é bom que continuem fazendo seus planos”.

“Se, em vez disso, os namorados não tinham planos de se casar e são maduros o suficiente para tomar a decisão de viver em um relacionamento matrimonial pelo resto de suas vidas, é bom que continuem avançando com esse projeto”.

“Mas é altamente recomendável que esses casais que enfrentam uma gravidez esperem até que o bebê nasça e depois continuem com seus planos de se casar”, disse ele.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/padre-da-conselhos-sobre-gravidez-no-namoro-37224

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.