Oito respostas às perguntas mais comuns das crianças no Natal

A poucos dias de celebrar o nascimento de Jesus, este artigo responde às perguntas mais comuns das crianças sobre o Natal.

1. O que se comemora no Natal?

O Natal é importante porque celebra o nascimento da segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, o Deus feito homem que veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados.

2. O Menino Jesus nasceu em 25 de dezembro?

A Bíblia não nos diz o ano exato em que Jesus nasceu, mas a variação tradicional é do ano 6 a 4 AC.

Padre José de Jesús Aguilar, cônego da Catedral do México, disse em um vídeo que “como a data exata não foi registrada em nenhum lugar, foi escolhida simbolicamente a noite que foi considerada a mais escura do ano”. Desta forma, indicou, “simboliza-se que Cristo, com sua luz, veio para vencer as trevas do pecado e do mal”.

Leia também: Como viver o Natal em família?

Como se preparar em família para o Natal

Bênção da Árvore de Natal em família

10 Verdades sobre o Natal

Existiu Papai Noel?

3. Onde Jesus nasceu?

Jesus nasceu na cidade de Belém, mais de 8 quilômetros ao sul de Jerusalém, na área tribal de Judá (Judeia). Este é o lar ancestral de Davi, Rei de Israel, e as profecias anunciavam que Jesus Cristo tinha que ser um descendente do Rei Davi

Padre Aguilar disse que Jesus “tinha que nascer na Judeia para ser o rei dos judeus”. Lá, Cristo escolheu nascer em uma cidade “muito pequena na Judeia, em Belém, por causa de sua simplicidade”.

4. Foi realmente colocado em um presépio ao nascer?

Sim, efetivamente. A Bíblia assinala que Jesus recém-nascido foi colocado em um presépio, um curral para animais, porque não havia lugar para eles na pousada.

“Naquela zona havia várias grutas que os pastores usavam para se proteger e também para cuidar de suas ovelhas. Assim, o Deus Menino nasceu em uma gruta humilde acompanhado de ovelhas e outros animaizinhos. No presépio, Maria e José colocaram um pouco de palha e esse foi o colchão, a cama, para o Menino Jesus”, afirmou o sacerdote.

5. Como os pastores ficaram sabendo do nascimento?

Padre Aguilar explicou que enquanto alguns pastores “vigiavam para cuidar de suas ovelhinhas, um grupo de anjos apareceu a eles e lhes deu uma boa notícia e cantaram juntos ‘Glória a Deus no Céu e na Terra paz aos homens de boa vontade'”.

Assista também: Por que montamos o presépio para o Natal?

Você conhece os símbolos do Natal?

Três dicas para bem celebrar o Natal

6. O Natal é 24 ou 25 de dezembro?

Padre Aguilar lembrou que a festa começa no dia 24 de dezembro à noite, que é a véspera de Natal, mas a festa de Natal é propriamente no dia 25.

7. É preciso ir à missa no dia 24 e também no dia 25?

Basta assistir a uma das duas Missas, quer na noite do dia 24 (conhecida como Missa do Galo), ou alguma Missa do dia 25 de dezembro.

8. No Natal também se comemora o Papai Noel?

Não, o personagem do Papai Noel é uma figura que se popularizou no cinema, nos desenhos animados e no mundo comercial, mas que, na realidade, tem a sua origem na história do bispo são Nicolau, um homem santo que ajudou os humildes.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/oito-respostas-as-perguntas-mais-comuns-das-criancas-no-natal-71078

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.