O que são os apócrifos?

apocrifooosOs apócrifos do Novo Testamento são livros oriundos dos primeiros cinco séculos da Igreja, com aparência de textos bíblicos.

Apresentam-se como complementação da literatura bíblica canônica, falando dos ancestrais de Maria SS., da infância de Maria, da infância de Jesus, da sua vida oculta, da sua Paixão, etc. São marcados por três traços característicos:

– contêm elementos de história aceitáveis ou fidedignos, pois nem tudo o que se refere a Jesus foi consignado nos Evangelhos canônicos. A Igreja tira dos apócrifos os nomes dos genitores de Maria (Joaquim e Ana), a apresentação de Maria no Templo aos três anos de idade, os esponsais de Maria e José…;

Leia também: Os livros Apócrifos

Que diferença há entre os Evangelhos canônicos e os Evangelhos apócrifos?

Qual a importância dos evangelhos apócrifos?

O que são livros Apócrifos?

escola_da_fe_II

– contêm elementos altamente fantasiosos, devidos ao fervor exuberante de antigos cristãos, que imaginavam um Jesus portentoso do nascer ao morrer;

– contêm elementos heréticos, isto é, doutrinas destoantes da mensagem oficial da Igreja. Para dar maior ênfase ou uma aparente autoridade às suas doutrinas, muitas escolas teológicas dissidentes redigiam-nas em estilo de Evangelhos, Atos de Apóstolos, epístolas, etc.

Sendo assim, vê-se que é necessária certa cautela quando se abordam os apócrifos; facilmente poderá alguém dar crédito indevido a um ou outro traço dos mesmos. A Palavra de Deus pregada pelos Profetas e por Jesus vive no âmago de S. Igreja assistida por Jesus Cristo e por seu Espírito, a fim de que não se deteriore o depósito da Revelação Divina.

Retirado do livro: “Sobre o Ocultismo”. Mater Ecclesiae.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.