O que podemos aprender com a passagem da mulher pecadora?

mulherpecadoravasodealabastroA mulher pecadora perdoada (Lc 7,36-8,3)

Jesus é a misericórdia visível. Como disse o Papa Francisco, “a misericórdia é a Sua Identidade”.

Neste Evangelho de São Lucas, Jesus revela-nos muitas coisas; antes de tudo a Sua divindade, pois Ele sabia o que pensava aquele fariseu que o recebeu para almoçar em sua casa. O fariseu pensava assim: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Então Jesus, conhecendo seus pensamentos, lhe diz: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”.

É importante notar que Jesus aceita fazer uma refeição na casa do fariseu, mesmo criticando-lhe as faltas. Jesus não exclui ninguém de sua evangelização, pois quer salvar a todos. Foi ali na casa daquele homem pecador com a mesma disposição que foi a casa de Zaqueu para lhe levar a salvação. Mas este não foi digno de acolher a graça de Deus. Faz-nos lembrar o que disse São Paulo, não podemos deixar a graça de Deus passar em vão,pois pode ser que não tenhamos outra chance.

Aquela mulher era uma pecadora que toda a cidade conhecia. É importante percebermos que Jesus não fugiu dela, ao contrário, aproveitou seu belo gesto de amor a Ele, para dar uma ampla lição ao fariseu. “Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas banhava-lhe os pés e enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com perfume”. Jesus acolhe amorosamente, como àquela outra mulher adultera que seria apedrejada e que Ele salvou do apedrejamento.

Leia também: Abra-se à Misericórdia!

Com maestria Jesus usa os três belos gestos da pecadora para fazer o fariseu ver seus erros: “Estás vendo esta mulher? 1 – Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 2 – Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 3 – Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume”.

Ouça também: A misericórdia na Redenção

E Jesus conta ao fariseu a parábola do credor que tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, apenas cinquenta. O credor perdoou os dois. Qual deles o amará mais? Jesus pergunta ao fariseu; ele acerta: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus disse então a Simão: “Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. O mais importante para Jesus é o amor, mesmo para quem é pecador. E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Isto nos faz lembrar o que disse São Pedro: “O amor encobre uma multidão de pecados”. É por isso que Jesus já tinha dito aos fariseus que os pecadores (prostitutas e publicanos) entrariam antes deles no Reino dos céus. É por isso que ele contou aquela parábola do publicano orgulhoso e do fariseu humilde que rezavam no Templo. O publicano saiu justificado, o fariseu não.paraestarmenor

Quantas lições para nós também: olhar antes o amor manifestado pelas pessoas, antes de reparar nos seus pecados. Acolher a todos com bondade, independente do que seja a pessoa; ver nela um filho amado de Deus, que, se porventura está no mau caminho, devo ajuda-lo a vencer o pecado. Fico admirado de ver que Jesus não tenha dado nenhuma lição de moral à pecadora, pois ela já conhecia bem seus erros. Jesus apena a ama, perdoa e salva; então, façamos o mesmo.

São Lucas coloca ainda um detalhe: “Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”. Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” Ele mostra novamente a Sua divindade, pois os judeus sabiam que só Deus pode perdoar os pecados.

Isto e muito mais Jesus nos ensina nesta página de São Lucas; continue a meditar além dessas linhas.

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.