O Papa na Irlanda vestirá símbolos celtas? Isso é o que deve saber

Segundo o ACI (17/08/2018), na última quarta-feira foram apresentados alguns elementos litúrgicos que serão utilizados no Encontro Mundial das Famílias (EMF) 2018 na Irlanda, entre os quais um paramento inspirado nas imagens celtas que o Papa Francisco usará.

Pe. Damian McNeice, responsável pelo Comitê de Liturgia da EMF, apresentou em 15 de agosto vários paramentos que ​os sacerdotes usarão nas Missas durante o encontro e que são semelhantes aos que o Papa Francisco usará para a Missa de encerramento em Phoenix Park, em Dublin.

O sacerdote explicou que no centro de cada paramento está o “Trinity spiral” ou trisquel, símbolo idêntico ao que está na logo da EMF.

As três partes da espiral representam o mistério da Santíssima Trindade, entretanto, baseia-se originalmente nas imagens celtas gravadas em muitas pedras antigas e monumentos da Irlanda.

Segundo a cultura celta, o trisquel representa a evolução e o crescimento, o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Além disso, significa o principio e o fim, a evolução eterna e a aprendizagem perpétua.

As cores usadas na espiral são as mesmas cores verdes, vermelhos e dourados usadas nos paramentos

Vestments for WMOF2018 Closing Mass revealedPope Francis will wear green vestments inspired by Celtic imagery Father…

Posted by World Meeting of Families 2018 on Wednesday, August 15, 2018

“Junto com a espiral central há linhas que se levantam e se estendem ao lado dos paramentos. Estas linhas estão inspiradas na linha da liturgia ‘Elevem seus corações’, convidando-nos a participar na celebração da Missa. Quando se expandem, as linhas representam uma cruz, com a espiral da Trindade como a cabeça da cruz”, explicou Pe. McNeice.

Os paramentos para o EMF, a ser realizada entre os dias 21 e 26 de agosto, são de três cores, segundo os dias comuns ou festivos.

“A cor verde foi escolhida como a cor das vestimentas que o Papa Francisco usará durante a Missa de encerramento do EMF em Phoenix Park, na liturgia esta cor é associada com o Tempo Comum. O verde é um símbolo de como Deus é sempre fiel, e também é muito apropriado para uma celebração na Irlanda”, explicou o Pe. McNeice.

O sacerdote disse que espera que os novos paramentos sejam um presente para a Igreja na Irlanda e possam ser usadas nas celebrações principais nos próximos anos.

Assinalou que muitos paramentos produzidos para a visita do Papa São João Paulo II em 1979 ainda são usados atualmente, especialmente nas cerimônias de ordenação.

Entre outros elementos litúrgicos, Pe. McNeice também apresentou a “penal cross”, uma cruz que estará presente no altar da Missa de encerramento.

A cruz, que foi esculpida em um único pedaço de madeira, é de 1763 e está em uma Comunidade Carmelita na Arquidiocese de Dublin. Os detalhes esculpidos na parte da frente e de trás da cruz foram desenhados para contar a história da Paixão e da Ressurreição de Jesus Cristo.

Também foram fabricados 4000 âmbulas e 200 cálices para o Encontro Mundial.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/o-papa-na-irlanda-vestira-simbolos-celtas-isso-e-o-que-deve-saber-66461

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.