“O cristão verdadeiro é aquele que recebe Jesus”, diz o papa Francisco

O site ACI Digital publicou hoje (29/03/2023) a seguinte notícia:

“O católico verdadeiro, o cristão verdadeiro é aquele que recebe Jesus dentro, que muda o coração”, disse o papa Francisco na Audiência Geral de hoje (29).

“Se um de nós disser: ‘Ah, obrigado Senhor, porque sou uma pessoa bondosa, pratico coisas boas, não cometo grandes pecados…’: este não é um bom caminho, é uma estrada de autossuficiência, é um caminho que não te justifica, faz de ti um católico elegante, mas um católico elegante não é um católico santo, é elegante”, disse Francisco.

Diante dos fiéis reunidos na praça de São Pedro, o papa continuou seu ciclo catequético sobre o zelo apostólico e propôs o apóstolo Paulo como exemplo da “paixão pela evangelização”. O papa recordou que são Paulo quis “destruir a Igreja”, mas depois a “construiu”.

Segundo Francisco, esta mudança não se deveu a “uma mera ideia ou convicção”, mas “foi o encontro com o Senhor ressuscitado que transformou todo o seu ser”.

“Paulo estava apaixonado por Jesus”, disse. “A humanidade de Paulo, a sua paixão por Deus e a sua glória não foi aniquilada, mas transformada, ‘convertida’ pelo Espírito Santo”.

O Espírito Santo é “o único que pode mudar os nossos corações”. “O que muda tudo não é uma ideia, mas a verdadeira vida”, disse o papa.

Ele citou as palavras de são Paulo: “Se alguém está em Cristo, é uma criação; passou o que era velho; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5, 17).

A paixão pelo Evangelho, continuou o papa, “não é uma questão de compreensão ou de estudos”, mas “significa antes passar por aquela mesma experiência de ‘queda e ressurreição’ que Saulo/Paulo viveu e que está na origem da transfiguração do seu impulso apostólico”.

Para o papa, os estudos são importantes, mas é o encontro com Cristo, que muda por dentro, que faz de você “uma nova pessoa”. “Tornar-se cristão não é uma maquiagem que te muda o rosto, não! Se fores cristão muda-te o coração, mas se fores cristão de aparência, não está bem… cristão de maquiagem não serve. A verdadeira mudança é do coração”.

Francisco exortou os fiéis a se perguntarem: “o que significa Jesus para mim? Deixei-o entrar no coração? Deixei-me mudar por Ele? Ou Jesus é apenas uma ideia, uma teologia que prossegue?”

Por último, disse que “quando alguém encontra Jesus sente o fogo e como Paulo deve pregar Jesus, deve falar de Jesus, deve ajudar as pessoas, deve praticar o bem.”.

“Quando alguém encontra a ideia de Jesus permanece um ideólogo do cristianismo e isto não salva, só Jesus nos salva, se tu o encontraste e lhe abriste a porta do coração. A ideia de Jesus não te salva”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/o-cristao-verdadeiro-e-aquele-que-recebe-jesus-diz-o-papa-francisco-56153

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.