O coração orientado para Deus sempre! O convite do Papa Francisco aos Agostinianos

Conforme o site ACI Digital, o Papa Francisco convidou os membros da Ordem de Santo Agostinho a manterem sempre seus corações direcionados a Deus.

“Seus corações orientados para Deus. Sempre! Cada membro da comunidade deve se orientar, como o primeiro ‘propósito santo’ de cada dia, à busca de Deus, ou a se deixar buscar por Deus”, destacou o Pontífice durante a audiência concedida nesta sexta-feira, 13 de setembro, no Vaticano, aos participantes do Capítulo Geral da Ordem, reunidos em Roma.

O Santo Padre assinalou que “as comunidades de consagrados são lugares onde se vive a experiência de Deus, a partir de uma profunda interioridade e comunhão com os irmãos”.

O Papa citou o principal desafio dos consagrados no mundo de hoje: “Fazer juntos a experiência de Deus para transmitir Deus de modo claro, corajoso, sem resistências ou hesitações. É uma grande responsabilidade!”.

Convidou os agostinianos a testemunharem uma “caridade calorosa, viva, visível e contagiosa da Igreja, mediante a vida comunitária, que manifesta, claramente, a presença do Ressuscitado e do seu Espírito. A unidade na caridade é um ponto central da experiência e da espiritualidade de Santo Agostinho e um fundamento de toda a vida agostiniana”.

“Manter viva a chama da caridade fraterna não será possível sem o ‘in Deum'” da Regra de Santo Agostinho. “Isto é, ‘em tensão para Deus’”. “Este acréscimo à expressão dos Atos dos Apóstolos”, explicou Francisco, “é típico de Agostinho, para enfatizar que é esse profundo dinamismo de suas comunidades, a primeira grande fonte de onde brota todo o seu serviço à Igreja e à humanidade”.

“Seus corações orientado para Deus. Sempre!”, declarou o Pontífice. “Cada membro da comunidade deve se orientar, como o primeiro ‘propósito santo’ de cada dia, à busca de Deus, ou a se deixar buscar por Deus”.

“Esta direção’ deve ser declarada, confessada, testemunhada entre vocês sem falsa modéstia. A busca por Deus não pode ser obscurecida por outros propósitos, por mais generosos e apostólicos que sejam. Porque esse é o seu primeiro apostolado. Estamos aqui porque estamos caminhando em direção a Deus. E como Deus é Amor, caminhamos em direção a Ele no amor”, concluiu.

O Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho começou no dia 1º de setembro, em Roma. O capítulo foi celebrado pela primeira vez em 1244 e é realizado a cada seis anos.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/o-coracao-orientado-para-deus-sempre-o-convite-do-papa-francisco-aos-agostinianos-95696

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.