Núncios Apostólicos de todo o mundo são convocados para encontro com o Papa no Vaticano

O Cardeal Pietro Parolin será o responsável por presidir a Santa Missa de abertura do encontro que ocorre a cada três anos.

Segundo o site Gaudium Press (06/09/2022), os Representantes Pontifícios espalhados por todo o mundo foram convocados para participar de um encontro com o Papa Francisco entre os dias 7 a 10 de setembro. O evento, que ocorre a cada três anos, foi confirmado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Cardeal Pietro Parolin será o responsável por presidir a Santa Missa de abertura do encontro na próxima quarta-feira, 7, às 8h, na Capela do Coro da Basílica de São Pedro. Este primeiro dia será dedicado aos encontros com os superiores da Secretaria de Estado e alguns chefes da Cúria Romana. Os trabalhos deste dia serão concluídos com um encontro com o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé.

Encontro e Missa com o Papa Francisco

Às 9h da quinta-feira, 8, os Núncios serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco no Palácio Apostólico. Em seguida os trabalhos continuarão até às 19h, quando os representantes do Papa participarão das Vésperas solenes na Capela Sistina. Já para a sexta-feira, estão programados trabalhos para grupos divididos por continente.

No sábado, 10, às 7h30, haverá uma Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Casa Santa Marta. Logo depois serão realizados encontros e trabalhos, que serão concluídos ao meio dia com uma meditação espiritual conduzida por Monsenhor Angelo Acerbi, Núncio Apostólico.

Serviço diplomático da Santa Sé

De acordo com o comunicado de imprensa da Sala de Imprensa do Vaticano, participarão do encontro os Superiores da Secretaria de Estado, 91 Núncios Apostólicos e seis Observadores Permanentes sem qualificação episcopal. Cinco representantes papais não poderão comparecer por motivo de saúde ou outros impedimentos.

Além dos Núncios Apostólicos, o serviço diplomático da Santa Sé é composto atualmente por 167 colaboradores diplomáticos que trabalham nas Nunciaturas ou na Secretaria de Estado. Ainda há quatro estudantes da Pontifícia Academia Eclesiástica que estão envolvidos no ano missionário no estrangeiro desejado pelo Papa Francisco. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/nuncios-apostolicos-de-todo-o-mundo-sao-convocados-para-encontro-com-o-papa-no-vaticano/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.