Notícias Escola da Fé: 28/10/2011

Vídeo: “Indignados”, na Itália, destroem imagem de Nossa Senhora

Em Roma, no dia 15 de outubro 2011, durante a manifestação dos “indignados”, participantes da marcha invadiram a igreja dos santos Marcelino e Pedro al Laterano, retiram para a rua uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e barbaramente a destruíram aos pontapés.
Veja o vídeo gravado no momento da profanação: Assista à reportagem e veja o que restou da imagem.

Fonte:
http://conservador.blog.br/2011/10/video-indignados-na-italia-destroem.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+souconservador+%28Sou+conservador+sim%2C+e+da%C3%AD%3F%29

***

Igreja Católica  na luta contra a corrupção
 No dia 12/10/11 o Cardeal D. Raymundo Damasceno, presidente da CNBB convocou o povo católico a protestar contra a corrupção (Folha de  SP – 13/10/11). No Santuário Nacional de Aparecida (180 km de SP), o presidente da CNBB disse, em entrevista após a missa solene, que a entidade defende os atos contra a corrupção.Também o arcebispo de São Paulo, Cardeal Scherer, criticou políticos e defendeu as manifestações contra a corrupção desenfreada no país, dentro e fora do governo. Disse o cardeal D. Odilo Scherer que a sociedade deve “reagir e se indignar”. D. Odilo elogiou os protestos e disse que a corrupção “está em toda parte, afligindo o povo brasileiro”.
“Quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido”, afirmou, em sermão. “Quando o povo começa a se manifestar, a coisa melhora. É isso que precisa acontecer.”

***

RCC consegue 1 milhão de assinaturas contra o aborto
Da Redação, com Assessoria de Imprensa da RCC

Após quase seis anos de trabalho, a Renovação Carismática Católica (RCC) atingiu a marca de um milhão de assinaturas na Campanha de abaixo-assinado contra a descriminalização do aborto no Brasil. A informação foi divulgada no dia do Nascituro, no último sábado, 8.
A mobilização contou com o apoio dos membros da RCC e de outras pastorais, organismos e movimentos da Igreja, em diversos estados do país. A coleta de assinaturas aconteceu nos Grupos de Oração, nas Missas das comunidades e também entre os familiares e amigos.

***

Bento XVI dá impulso decisivo à nova evangelização
Congresso no Vaticano nos dias 15 e 16 de outubro

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 11 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O Papa Bento XVI deu um impulso decisivo à nova evangelização: no  sábado, 15 de outubro, ele recebeu na Sala Paulo VI do Vaticano, os participantes do Congresso para a nova evangelização, organizado pelo dicastério ad hoc. No dia seguinte, 16 de outubro, o Papa presidiu a Missa para os “novos evangelizadores” na Basílica Vaticana, às 9h30. Este congresso tem como tema “Novos evangelizadores para a nova evangelização” e como lema, as palavras dos Atos dos Apóstolos: “A Palavra de Deus crescia e se multiplicava”.

***

Dor do cardeal Sandri pelo massacre em Assuã
Membros da Congregação para Igrejas Orientais rezaram pelas vítimas

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 11 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O cardeal Leonado Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, mostrou ontem seu pesar, em declarações à Rádio Vaticano, pelo massacre contra cristãos copto-católicos em Assuã (Egito).
O cardeal Sadri afirmou que ele e seus colaboradores se reuniram para rezar pelas vítimas e, mais em geral, pela situação de falta de liberdade religiosa vivida pelos cristãos no país.
“Estes irmãos copto-ortodoxos que sofreram o incêndio de uma igreja e que quiseram manifestar, como todos os cidadãos, seu desejo de liberdade religiosa, de respeito aos seus direitos, encontraram, no entanto, o ter de oferecer nesta manifestação o cálice amargo da morte, do sacrifício.”

***

Mentalidade antirreligiosa ameaça liberdade, diz Papa
Ao receber o novo embaixador da Holanda junto à Santa Sé

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – A liberdade se vê ameaçada no mundo, tanto por limitações legais como pela mentalidade antirreligiosa que existe no interior de algumas sociedades, afirmou Bento XVI na última sexta-feira, ao receber o novo embaixador da Holanda junto à Santa Sé.
“A liberdade está ameaçada em alguns lugares do mundo pelas limitações legais, mas também pela mentalidade antirreligiosa no interior de algumas sociedades, inclusive onde a liberdade religiosa conta com a proteção da lei”, afirmou.

***

Vaticano defende liberdade de mudar de religião
Mensagem aos hinduístas na festa do Deepavali

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O Vaticano convidou os hinduístas a se unirem aos cristãos na promoção da liberdade religiosa, que inclui a de mudar de religião, e no pedido aos dirigentes nacionais para considerarem a dimensão religiosa da pessoa humana.
Por ocasião do Deepavali 2011, que muitos hinduístas celebrarão neste 26 de outubro, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso enviou a mensagem Cristãos e hinduístas: unidos na promoção da liberdade religiosa.

***

Nicarágua: sacerdote denuncia perseguição à Igreja
Fala o Pe. Román, descendente do revolucionário Sandino

MANÁGUA, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O decano da imprensa nicaraguense, La Prensa de Manágua, recolheu as declarações de um sacerdote, Pe. Edwin Román, sobrinho-neto de Augusto C. Sandino, que inspirou os sandinistas atualmente no poder, cujo presidente, Daniel Ortega, avança rumo à perpetuação em um cargo que a Constituição não lhe permite.
O sacerdote denuncia ameaças à Igreja Católica e a desvirtuação da mensagem revolucionária do seu antepassado Sandino, lançando o alerta sobre o que considera ser uma ditadura em nascimento. Exige também justiça no misterioso assassinato do sacerdote Marlon Pupiro, ocorrido no último dia 20 de agosto.

***

Baixa fertilidade e baixo crescimento econômico
A importância social do casamento e da família

A redução do número de nascimentos e de casamentos terá impacto significativo na economia e na sustentabilidade das políticas assistenciais e de segurança social. Esta é a advertência de The Sustainable Demographic Dividend: What Do Marriage & Fertility Have To Do With the Economy? [O dividendo demográfico sustentável. O que o casamento e a fertilidade têm a ver com a economia?, n.d.t.], documento publicado pelo Social Trends Institute e financiado por organizações de famílias e universidades.
O Social Trends Institute é um organismo de pesquisas sem fins lucrativos, com sede em Barcelona e em Nova Iorque, que estuda quatro temáticas: família, bioética, cultura & estilos de vida e governo corporativo.

Por Padre John Flynn, LC

***

Dupla de lésbicas fizeram fecundação artificial
Uma doou os óvulos que foi fecundado com um semem de um anônimo e depositado no útero da outra mulher. Agora que os bebês nasceram, as duas querem registrar as crianças só com os nomes das mães e sem o nome do pai.

Vídeo:
http://tube.majestyc.net/?v=DDvUR_v0HcY

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.