Notícias Escola da Fé: 17/11/2011

Papa reitera oposição ao uso de células embrionárias
O Papa Bento XVI reiterou  sua oposição às pesquisas com células embrionárias e afirmou que destruir embriões é “moralmente errado”, independentemente dos benefícios dos tratamentos resultantes. “A destruição de mesmo que seja uma única vida humana jamais pode se justificar pelo benefício que venha possivelmente causar a outra”, disse o Papa. O comentário foi feito durante encontro sobre o tema, promovido pelo Departamento de Cultura do Vaticano. A Igreja defende que a vida começa na concepção. Portanto, o Vaticano é contrário ao uso de células embrionárias, porque o processo envolve a destruição de embriões, mas não se opõe a tratamentos com células-tronco adultas. As informações são da Associated Press. (AP 12nov 2011)

Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/papa-reitera-oposi%C3%A7%C3%A3o-ao-uso-c%C3%A9lulas-embrion%C3%A1rias-170700263.html

***

A Europa rejeita a patente sobre o embrião
O Tribunal de Luxemburgo proibiu os processos que levam à destruição de embriões humanos
ROMA, quarta-feira, 9 novembro 2011 (ZENIT.org) .- Com a decisão do 18 de Outubro, n º C-34/10, o Tribunal de Justiça da União Europeia afirmou a não patenteabilidade dos processos que, usando as células-tronco derivadas de um embrião humano, levam à destruição do próprio embrião. Em particular, segundo o Tribunal, a noção de “embrião humano” deve ser entendida em sentido amplo, considerando que desde a fase da fecundação qualquer óvulo humano deve ser considerado como um “embrião humano”, desde o momento no qual a fecundação está pronta para iniciar o processo de desenvolvimento de um ser humano.

***

Declaração Final do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida
Fonte: http://congressoprovida.com.br/declaracao-final-do-ii-congresso-internacional-pela-verdade-e-a-vida.html
A Human Life International e o comitê organizador do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, realizado na cidade de São Paulo entre os dias 03 e 06 de novembro de 2011, agradece a Deus pela conclusão das jornadas de trabalho deste evento, com a participação de 8 bispos e um grupo de mais de 140 sacerdotes, seminaristas e religiosos de várias partes do Brasil e cerca de 350 leigos.  Diante da crescente cultura de morte, denunciamos seu avanço na América Latina, especialmente no nosso País, através do aborto, da anticoncepção, da pornografia, do homossexualismo, da ideologia de gênero, do controle populacional, da manipulação da linguagem e da reengenharia cultural que pretende minar o conteúdo da nossa fé cristã.

Bispos de Portugal preparam site sobre bioética
Lisboa, 10 nov 2011 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou hoje em comunicado a criação de um site relacionado com questões de bioética, que visa apoiar a Igreja na tomada de posição sobre assuntos relacionados com a vida humana. O médico Daniel Serrão apresentou esta quarta-feira aos bispos reunidos na assembleia plenária, em Fátima, o projeto do portal com conteúdos da responsabilidade do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. A página vai reunir informação e pareceres “que sejam uma referência para a Conferência Episcopal”, apresentando documentos de âmbito “científico, técnico, biológico e ético”, explicou hoje à Agência ECCLESIA o membro honorário da Academia Pontifícia para a Vida (Vaticano).

***

Mais de 150 cristãos mortos em ataques de radicais islâmicos na Nigéria
Abuya (Quarta-feira, 09-11-11, Gaudium Press) A violência desatada contra as áreas cristãs da Nigéria, que motivou as palavras de alento e de consolo do Papa Bento XVI no Ângelus de domingo passado, vem demonstrando com o passar das horas seu horror. Os ataques dos radicais islâmicos já resultaram em mais de 150 vítimas. O grupo Boko Haram assumiu a autoria dos crimes, que aconteceram especialmente nos estados nigerianos de Yobe e Kaduna, de maioria católica. Os extremistas se voltaram contra as igrejas e instalações policiais e militares. Moradores dos lugares onde os atentados foram realizados dizem que seis igrejas foram atacadas, uma delas foi completamente destruída.

***

Seminário promoverá releitura da Sacrosanctum Concilium
Brasília (Quarta-feira, 09-11-2011, Gaudium Press) Com o tema “Releitura da Sacrosanctum Concilium no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latinoamericanos”, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, promoverá entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012, o Seminário Nacional de Liturgia. O Seminário é destinado aos Bispos responsáveis pela liturgia nos regionais da CNBB, membros da Associação dos Liturgistas do Brasil, coordenadores regionais da pastoral litúrgica, professores de liturgia e teologia sacramentária nos institutos e faculdades de teologia, coordenadores e professores das escolas de formação litúrgica no Brasil. (LB)

***

Escrevo para pedir a oração em desagravo ao Santíssimo Corpo de Nosso Senhor
Na tarde de ontem, o Sacrário da Paróquia de Santa Gema Galgani, em Osasco, SP, foi roubado. Como o ladrão não quisesse levar peso, abriu o Sacrário na calçada e “jogou fora” o Corpo de Nosso Senhor!
Minutos depois podia-se ver, piedosa e tristemente, o Pároco ajoelhado, recolhendo Nosso Senhor para as âmbolas.
home: http://coracaoescondido.blogspot.com

***

Santa Sé pede respeito ao Papa e à imagem dele
Cidade do Vaticano (17-11-2011, Gaudium Press) O grupo econômico Benneton, conhecido por suas campanhas publicitarias provocativas e desrespeitosas, utilizou de modo burlesco e deformado a figura do Santo Padre em uma recente peça publicitária. A propósito dessa campanha o porta-voz vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, deu uma declaração em um tom bem forte expressou “um decidido protesto” a uma “grave falta de respeito para com o Papa” pelo uso “totalmente inaceitável” de sua imagem. O porta voz afirmou que trata-se de “uma grave falta de respeito para com o Papa”, e que o fato ofende os sentimentos dos fiéis violando “as regras elementares do respeito pelas pessoas” ao “atrair a atenção por meio de provocação”. A secretaria de Estado vaticana já começou a examinar “os passos a serem dados junto às autoridades competentes para garantir uma justa tutela do respeito pela figura do Santo Padre”. Diante da reação imediata do Vaticano a empresa retirou a peça publicitária de circulação.

***

Bispos da Venezuela e Peru pedem boicote dos Cristãos a Benetton
CARACAS, (ACI/EWTN Noticias – 21/11/2011).- O Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana e Arcebispo de Maracaibo, Dom Ubaldo Santana, chamou os fiéis a não comprarem os produtos da marca italiana Benetton, como protesto pela ofensiva montagem que apresentou o Papa Bento XVI beijando um imã muçulmano.
O Arcebispo de Lima (Peru), Cardeal Juan Luis Cipriani, criticou a Benetton por chamar à tolerância quando não é capaz de respeitar a imagem de pessoas que representam setores da sociedade. “Não pode brincar com a imagem de pessoas que significam um respeito. Um presidente personifica uma nação, o Santo Padre personifica Cristo na Terra. Estes senhores se equivocaram.
“De Deus não se zomba; tudo o que o homem semear irá colher…” (Gl 6,7)

***

Anglicanos dos EUA: Um passo avante no retorno à Igreja de Roma
No próximo dia 1° de janeiro receberão o ordinariato
BALTIMORE, (ZENIT.org18/11/2011) – Os anglicanos residentes nos Estados Unidos que desejam voltar à plena comunhão com a Igreja Católica, receberão um ordinariato no próximo dia 1° de janeiro. O anúncio foi feito terça-feira, 15 de novembro, pelo cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, DC, durante a reunião plenária de outono da Conferência Episcopal dos EUA, realizada em Baltimore. O cardeal Wuerl é o delegado para a implementação do “Anglicanibus Coetibus’ nos Estados Unidos. Se trata da Constituição Apostólica do Papa Bento XVI do 2009, indicando às comunidades anglicanas as modalidades para entrar na Igreja Católica, através do estabelecimento de ordinariatos pessoais, um novo tipo de estrutura canônica. Tais ordinariatos correspondem a regiões geográficas semelhantes às dioceses, mas tipicamente nacionais no objetivo. O ordinariato foi criado na Inglaterra, o segundo surgirá nos Estados Unidos.
As paróquias dos ordinariatos são católicas, ainda que mantendo elementos da herança anglicana, especialmente nas práticas litúrgicas.
Segundo as estimativas do cardeal, 2.000 fiéis ex-anglicanos poderiam ser os primeiros membros acolhidos no Ordinariato, que será eregido no modelo existente de Nossa Senhora de Walsingham, na Inglaterra e País de Gales.

***

Bispos venezuelanos emitem comunicado contra uso da pílula do dia seguinte
Caracas (18-11-2011 – Gaudium Press) a Conferência Episcopal da Venezuela divulgou um comunicado contrário a pílula do dia seguinte. O fármaco possui um composto chamado levonorgestrel que impede a nidificação do óvulo fecundado ou embrião e produz um aborto químico precoce.
A nota do episcopado venezuelano foi emitida em decorrência de um artigo escrito pela jornalista Maria Denisse de Capriles do Jornal El Universal, em que critica um comercial de televisão que faz propaganda do produto. Ainda sobre a propaganda, o comunicado sublinha que a promoção do fármaco anticoncepcional não informa “das graves consequências e os efeitos éticos, psicológicos e emocionais que sobrevirão às jovens quando tomarem consciência de ter provocado o aborto de seus próprios filhos”. Por fim, os bispos fazem questão de salientar que o alerta dado por eles não é uma questão de religião nem de ideologias, “mas é o chamado ao respeito do primeiro e principal de todos os direitos humanos, como é o direito à vida, a qual exige ser respeitada e promovida desde o momento do início de sua existência com a concepção”, concluem.

***

Papa se diz preocupado com auge de igrejas evangélicas
A bordo do avião papal, 18 nov (EFE).- O papa Bento XVI expressou nesta sexta-feira sua preocupação pelo auge das igrejas evangélicas na América Latina e África. Na conversa com jornalistas a bordo do avião que o leva a Cotonou, capital do Benin, o papa afirmou que frente a esse desafio a Igreja Católica tem que oferecer uma mensagem simples, profunda e compreensível. O papa afirmou que as igrejas evangélicas estão crescendo porque expõem uma mensagem aparentemente compreensiva e uma liturgia participativa que, na realidade, consiste no “sincretismo de religiões”. “Isso garante um êxito, mas também resulta em pouca estabilidade”, ressaltou. Bento XVI acrescentou que muitas vezes esses fiéis voltam à Igreja Católica ou adotam outras igrejas pentecostais. “A África é um grande pulmão espiritual para uma humanidade em crise de fé e esperança”, afirmou. Uma liturgia participativa é importante, mas uma que não seja sentimental. A liturgia não deve ser simplesmente uma expressão de sentimentos, mas deve emergir a presença e o mistério de Deus no qual ele entra e pelo qual nós nos permitimos ser formados.
Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/papa-se-diz-preocupado-auge-igrejas-evang%C3%A9licas-124411662.html

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.