Notícias Escola da Fé: 03/11/2011

Ex-modelo britânica decide se tornar freira

A cada ano na Grã-Bretanha, um número pequeno mas cada vez maior de jovens mulheres está deixando para trás suas carreiras, namorados e posses para se dedicar totalmente à religião. Catherine disse à BBC que se considera uma típica menina britânica, que gosta de ser mimada. Com muitas das suas amigas, a jovem de 25 anos passou os últimos anos viajando, fazendo festas e estudando para ganhar um diploma em Letras pela universidade King’s College de Londres. Ela também trabalhou como modelo, mas esse tipo de experiência, segundo ela, não trouxe a satisfação que buscava. Catherine decidiu dedicar sua vida a Deus e virar freira, um desejo que ela tinha desde os quatro anos de idade. “Eu fui a castings e eles sempre queriam que eu fizesse desfiles de passarela”, afirma Catherine. “Eu lembro que depois de receber meu primeiro cachê eu fui para casa e me senti muito vazia. Eu pensava: ‘é só isso?’ Não era tão bom quanto eu imaginava que seria.” “Eu adoro as pessoas e adoro me divertir, mas isso não é tudo na vida.”Nos últimos cinco anos, o número de mulheres com menos de 40 anos se preparando para virar freiras aumentou de 42% para 70%, segundo dados oficiais.

Fonte:
http://estilo.uol.com.br/moda/ultimas-noticias/bbc/2011/10/25/ex-modelo-britanica-decide-se-tornar-freira.htm

***

STJ autoriza casamento civil entre mulheres do Rio Grande do Sul e abre precedente

Pela primeira vez, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um casal homossexual poderá realizar um casamento civil. Por maioria, a 4ª Turma do STJ deu parecer favorável a Kátia Ozório e Letícia Perez, do Rio Grande do Sul. Apesar da decisão só valer para este caso, cria-se um precedente na Justiça, que poderá servir de base para outros juízes em novas ações com a mesma finalidade.
 O papa Bento 16 disse na Alemanha que a Igreja Católica não pode aceitar o casamento gay. Em uma reunião com líderes cristãos ortodoxos, Bento 16 falou contra o aborto, eutanásia e o casamento gay.
“Nós, como cristãos, atribuímos grande importância à defesa da integridade e singularidade do casamento entre um homem”.

Fonte:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/10/25/stj-autoriza-casamento-civil-entre-mulheres-do-rio-grande-do-sul-e-abre-precedente.jhtm

***

Santa Sé propõe organismo central para recuperar mundo após crise de 2008

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-10-2011, Gaudium Press) Em vista da próxima reunião do G-20 nos dias 3 e 4 de novembro em Cannes, França, com o tema da economia e da finança mundial, o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz propôs, em  uma autoridade pública com competência universal a fim de que o mundo se recupere da grave crise financeira de 2008. A proposta do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz diz respeito a um organismo central que “deveria ser expressão de um acordo livre e condividido, além das consciências e das liberdades, apesar da consciência de crescentes responsabilidades, que operaria segundo o princípio de subsidiaridade e justiça”. “O mundo, depois da crise financeira de 2008, necessita de “uma profunda renovação cultural e da redescoberta de valores para reconstruir um futuro melhor e para reprojetar as instituições já existentes”. A constituição de uma autoridade política mundial foi um desejo do Santo Padre já anunciado na encíclica “Caritas in veritate”, publicada em 2009.(AA).

***

Mentalidade antirreligiosa ameaça liberdade, diz Papa
Ao receber o novo embaixador da Holanda junto à Santa Sé

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – A liberdade se vê ameaçada no mundo, tanto por limitações legais como pela mentalidade antirreligiosa que existe no interior de algumas sociedades, afirmou Bento XVI na última sexta-feira, ao receber o novo embaixador da Holanda junto à Santa Sé.
“A liberdade está ameaçada em alguns lugares do mundo pelas limitações legais, mas também pela mentalidade antirreligiosa no interior de algumas sociedades, inclusive onde a liberdade religiosa conta com a proteção da lei”, afirmou.

***

Vaticano defende liberdade de mudar de religião
Mensagem aos hinduístas na festa do Deepavali

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O Vaticano convidou os hinduístas a se unirem aos cristãos na promoção da liberdade religiosa, que inclui a de mudar de religião, e no pedido aos dirigentes nacionais para considerarem a dimensão religiosa da pessoa humana.
Por ocasião do Deepavali 2011, que muitos hinduístas celebrarão neste 26 de outubro, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso enviou a mensagem Cristãos e hinduístas: unidos na promoção da liberdade religiosa.

***

Nicarágua: sacerdote denuncia perseguição à Igreja
Fala o Pe. Román, descendente do revolucionário Sandino

MANÁGUA, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O decano da imprensa nicaraguense, La Prensa de Manágua, recolheu as declarações de um sacerdote, Pe. Edwin Román, sobrinho-neto de Augusto C. Sandino, que inspirou os sandinistas atualmente no poder, cujo presidente, Daniel Ortega, avança rumo à perpetuação em um cargo que a Constituição não lhe permite.
O sacerdote denuncia ameaças à Igreja Católica e a desvirtuação da mensagem revolucionária do seu antepassado Sandino, lançando o alerta sobre o que considera ser uma ditadura em nascimento. Exige também justiça no misterioso assassinato do sacerdote Marlon Pupiro, ocorrido no último dia 20 de agosto.

***

Pílulas anticoncepcionais modernas aumentam o risco de coágulos

O Globo (saude@oglobo.com.br) – 26/10/11/ Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague diz que algumas pílulas anticoncepcionais apresentam uma maior probabilidade de causar coágulos de sangue, o chamado tromboembolismo venoso ou TEV. A investigação foi publicada na edição on line da Revista Britânica de Medicina e confirma trabalhos anteriores.
De acordo com os médicos, liderados por Ojvind Lidegaard, as mulheres que tomam comprimidos contendo um dos novos tipos de hormônio progesterona (drospirenona, desogestrel ou gestodeno) têm o dobro de risco de TEV do que as mulheres que usam pílulas contendo o progestagênio mais antigo (levonorgestrel). Isso já foi visto e investigações anteriores, mas só agora foi comprovado.

***

Protesto na Polônia contra a remoção do crucifixo do parlamento

Os  poloneses Grzegorz Pabijan e Maciej Maleszyk estão organizando na Polônia um protesto contra uma iniciativa parlamentar que visa remover o modesto crucifixo do Sejm (equivalente a nossa Câmara dos Deputados).
O pedido para tirar a cruz foi feito pelo partido Ruch Palikot (RP), fundado pelo anticlerical e libertário Janusz Palikot, alegando que o símbolo da Polônia é a águia branca e que a cruz foi colocada só depois da queda do comunismo. O partido de Palikot também defende abertamente o aborto, a legalização das drogas, o “casamento” homossexual, a dissolução do Senado e o fim da educação religiosa nas escolas públicas. O partido conservador Direito e Justiça (PiS) anunciou que fará oposição à proposta e defenderá a manutenção do crucifixo ao lado da águia branca. “Não devemos ter vergonha de ser católicos, de ser uma nação de maioria católica. Cada nação tem a sua própria tradição e se alguém a quer eliminar, quer eliminar a nação”, disse Jaroslaw Kaczynski, chefe do PiS, à AFP.

Fonte:
http://conservador.blog.br/2011/10/protesto-na-polonia-contra-remocao-da.html

***

Na Zâmbia, presidente católico pretende basear seu governo segundo os Dez Mandamentos

“Este governo vai estar baseado nos Dez Mandamentos: Não roubarás e te comportarás com o próximo como gostaria que o próximo se comportasse contigo”, declarou Michael Sata (foto ao lado), novo presidente da Zâmbia, que tomou posse no último 23 de setembro (Cfr.: El Pais, 10/10/11).
No momento em que muitos governantes americanos e europeus parecem não encontrar meios adequados para dirigir seus países, o líder africano, conforme considerações dele feitas numa igreja de um dos melhores bairros de Lusaka, capital da Zâmbia, vai seguir uma fórmula simples e antiga.
Michael Sata, com 74 anos, é o primeiro presidente católico do país. Ele nasceu na colônia britânica da Rodésia do Norte, atual República da Zâmbia. Em sua juventude mudou-se para a metrópole e trabalhou como faxineiro e carregador de malas em diversas estações ferroviárias de Londres. Voltou a seu país em 1964, antes da independência e ocupou vários cargos de ministro no governo de Kenneth Kaunda, o primeiro presidente da Zâmbia.

***

Wikipedia censura informação contrária ao aborto

A agência AICA informou que o site em inglês da enciclopédia online Wikipedia bloqueou a publicação de informação científica contrária ao aborto, diante dos insistentes esforços de um grupo de jovens locais que buscou dar aos usuários desse site acesso a prestigiosos estudos sobre a síndrome pós- aborto.
Conforme informa AICA, um grupo de jovens estudantes do colégio Mallinckrodt de Buenos Aires, motivadas por uma investigação realizada em uma aula de biologia sobre o síndrome post aborto (SPA), comprovaram que a Wikipedia em inglês, nega que o SPA esteja reconhecido por alguma “organização médica ou psicológica e que seus riscos de depressão ou suicídio não são reconhecidos pela literatura científica”.
“As jovens reuniram uma extensa documentação científico-médica de reconhecimento internacional e tentaram carregar os dados obtidos de instituições oficiais e ONGs de distintos países na Wikipedia para conhecimento geral”, indicou AICA.
“Quisemos demonstrar que estava tratado cientificamente em muitos livros e por muitos cientistas como por exemplo o Dr. Reardon, diretor do Elliot Institute Springfield, ou o Dr. Phillip Ney, quem realizou trabalhos a respeito e Mika Gissler, Elina Hemminki, Jouko Lonnqvist, entre outros”, afirmaram.

Fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/blog/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.