Nossa Senhora da Piedade é proclamada padroeira da arquidiocese de Belo Horizonte

Segundo o site ACI Digital (16/09/2022), Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como Nossa Senhora das Dores, tornou-se oficialmente a padroeira da arquidiocese de Belo Horizonte. A proclamação foi feita na quinta (15) em missa solene celebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na catedral de Cristo Rei.

No início da solenidade foi lido o decreto com que a Santa Sé estabeleceu Nossa Senhora da Piedade como padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte. O decreto é de 2017, mas, segundo a assessoria da arquidiocese de Belo Horizonte, por causa das medidas restritivas impostas por temor da pandemia de covid-19, “o momento festivo e de apresentação do ícone da Piedade, obra inspirada na obra do Mestre Aleijadinho foi adiado”.

Na homilia, dom Walmor disse: “Hoje se desenha uma bela estampa para a história centenária da nossa amada arquidiocese de Belo Horizonte”.

“Contemplar a imagem de Nossa Senhora da Piedade é oportunidade para comover-se diante da dor humana, do sofrimento do outro, e se compadecer, contribuindo para compor um discurso que constrói a sociedade, alcançando a coragem da partilha. É avançar para além das ideias bonitas, colocadas nas páginas dos livros, e, assim, viver uma experiência transformadora,” disse o arcebispo, que também é presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil.

Desde 31 de julho de 1960 Nossa Senhora da Piedade é padroeira do Estado de Minas Gerais por decreto do Papa João XXIII.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/nossa-senhora-da-piedade-e-proclamada-padroeira-da-arquidiocese-de-belo-horizonte-57396

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.