Nhá Chica: mulher de oração, de serviço e de fé

nhaA Beata Nhá Chica teve sua vida marcada pelo serviço e pela oração. Servia a Deus, aos pobres e orava

Segundo algumas fontes históricas, é bem provável que ela tenha prestado serviço escravo até seu irmão tornar-se adulto, trabalhar e assumir a família. No entanto, ela nunca aceitou morar com o irmão, mesmo depois que ele teve uma ascensão profissional e financeira. Nhá Chica morava em uma simples casinha no alto de uma colina e ali viveu uma longa vida de recolhimento e oração, cheia de virtudes e de exemplos edificantes. E lá construiu uma Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, onde rezava e convidava o povo a rezar.

Leia também: Oração a Beata Nhá Chica

Você conhece a vida da Beata Nhá Chica?

Você conhece os Santos brasileiros?

O Pároco de Baependi definiu Nhá Chica como “uma pobre mulher analfabeta, uma fiel serva de Deus, cheia de fé.” Também contou que como resposta a esta apresentação feita por uma autoridade religiosa, assim a Beata disse: “(…) Eu repito o que me diz Nossa Senhora e nada mais(…).Eu rezo a Nossa Senhora, que me ouve e me responde”.

Já em meados de 1800, muitas pessoas alcançaram grandes graças através das preces dessa Serva de Deus. Tanto que até os dias de hoje, são inúmeros os romeiros que visitam o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde se encontra o túmulo da Beata Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica. Durante sua vida era visitada por todos, ora eram os pobres por ela socorridos na fome física e espiritual, ora os que detinham o poder no Império e na República, em busca de orientação e conselhos.

Desde 1911, há registro de pedido de graças e agradecimento, todavia somente em janeiro de 1937, 42 anos depois de sua morte, foi iniciado oficialmente o Registro de Visitas. São peregrinos de perto, de longe, de Minas Gerais, de outros estados do Brasil e também do exterior. Também passam por lá muitos sacerdotes, religiosos, pessoas de projeção social e politica, e principalmente, gente simples do povo.

Os devotos de Nhá Chica- mães a pedir por seus filhos, padres por seu rebanho, pessoas de todas as classes sociais- vão buscar por meio de sua intercessão, paz e proteção.

Peçamos neste dia dedicado a memória da Beata Nhá Chica, que ela carinhosamente como sempre, interceda por nós e nossas necessidades junto a Jesus e Maria.

Beata Nhá Chica, rogai por nós e por nosso Brasil!

Fonte: Nhá Chica, A Pérola de Baependi. Biografia documentada. Associação Beneficente Nhá Chica. Baependi/MG. 2015.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.