Na Audiência Geral, o Papa destacou a dignidade conferida pelo Batismo

O Papa continuou suas meditações sobre a Carta aos Gálatas.

Segundo o site Gaudium Press (08/09/2021), hoje, na Audiência Geral e continuando com sua catequese sobre a Carta aos Gálatas, o Papa Francisco insistiu na importância que cada um de nós deve dar ao momento de seu Batismo “para viver com maior consciência o grande dom recebido”.

Francisco afirmou: “’Quem de vocês sabe a data do seu batismo?’ Não creio que muitas mãos se levantem … Mas é a data em que fomos salvos, a data em que nos tornamos filhos de Deus. Agora, para vocês que não sabem, perguntem ao seu padrinho, madrinha, pai, mãe, tio, tia: ‘Quando fui batizado? Quando fui batizado? ‘, E lembre-se dessa data todos os anos: é a data em que fomos feitos filhos de Deus ”.

Tendo chegado à fé em Jesus Cristo, destacou o Papa, “foi criada uma condição radicalmente nova que conduz à filiação divina”, que não é a de todos os homens como filhos do mesmo Criador, mas que nos tornamos filhos de Deus “em Cristo”, que com a sua morte e ressurreição nos reconcilia com o Pai.

Para São Paulo, diz o Papa, “ser batizado equivale a participar de forma efetiva e real no mistério de Jesus […] O batismo, portanto, não é um mero rito externo. Quem o recebe é transformado nas profundezas do seu ser, no seu íntimo, e possui uma vida nova, precisamente essa que permite dirigir-se a Deus e invocá-lo com o nome de “Abbà, pai” (cf. Gal 4,6).

A nova identidade adquirida com o batismo prevalece sobre as diferenças étnico-religiosas: “já não há judeu nem grego”, e sobre as diferenças a nível social: “nem escravo nem livre; nem homem nem mulher”, como diz o texto aos Gálatas. Tal é a grande dignidade conferida pelo batismo e “é também decisivo para todos nós hoje redescobrir a beleza de ser filhos de Deus”.

Com informações Vatican News.

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/na-audiencia-geral-o-papa-destacou-a-dignidade-conferida-pelo-batismo/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.