Mosteiros contemplativos amparam a vida da Igreja, diz papa Francisco

O site ACI Digital publicou ontem (21/11/2022) a seguinte notícia:

“Os mosteiros contemplativos, com o silêncio orante e no sacrifício escondido, amparam maternalmente a vida da Igreja”, escreveu o papa Francisco num tuíte na segunda (21), dia em que a celebra o Dia Mundial Pro Orantibus.

O papa Pio XII instituiu em 1953 que a Igreja Católica dedique todo dia 21 de novembro à oração de agradecimento pela vocação contemplativa.

Inicialmente, este Dia Pro Orantibus foi promovido pela Sagrada Congregação para os Religiosos, atualmente Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Segundo descreveu o L’Osservatore Romano, em 12 de janeiro de 1953, nasceu a Secretaria para a “Assistência às Freiras e Religiosas Doentes” (Sam) com o objetivo de “divulgar os valores espirituais da vida contemplativa, divulgar seus aspectos essenciais, apoiar os mosteiros em suas necessidades diárias e contribuir para as despesas médicas das freiras”.

Até hoje, esta Secretaria de Assistência existe e depende do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Em 29 de junho de 2016, o papa Francisco assinou a Constituição Apostólica Vultum dei quaerere sobre a vida contemplativa feminina, na qual também fala sobre a importância dessa vocação para a missão da Igreja no mundo.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/mosteiros-contemplativos-amparam-a-vida-da-igreja-diz-papa-francisco-92059

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.