Metrô de Nova York proíbe funcionários de saudar com “damas e cavalheiros”

Segundo o ACI Digital (22/11/2017), a Autoridade Metropolitana de Transporte (MTA, na sigla em inglês) da cidade de Nova York determinou que os locutores do metrô e do ônibus abandonem a saudação “damas e cavalheiros” e substituam-na por uma linguagem de “gênero neutro”.

A mudança dessas palavras foi realizada no início de novembro e foi divulgada através de um boletim enviado a todos os funcionários de trânsito. A mudança entrou em vigor imediatamente.

Agora, quando os funcionários fazem anúncios sobre atrasos, desvios, avarias, descarrilamentos, entre outros, devem usar termos neutros como “passageiros” ou “todos”.

“Por favor, não use nenhuma saudação diferente dessas”, indica o boletim da MTA, de acordo com o ‘New York Post’.

O boletim também ordena os motoristas a cancelar o sistema de mensagens automáticas até que o sistema possa ser atualizado. Além disso, os gerentes e supervisores serão responsáveis ??pela nova política e que os funcionários sigam as novas regras.

“Eles estão tentando ser politicamente corretos”, disse Anthony Staley, funcionário da estação e membro da União Local dos Trabalhadores do Transporte.

Alguns usuários de redes sociais se queixaram das prioridades da MTA e perguntaram por que eles não se concentraram em assuntos mais urgentes, como atrasos nos trens e superlotação.

“O #MTA não deveria se concentrar em uma linguagem amigável ao gênero. Deveriam fazer com que esses trens funcionem e tornar o metrô seguro”, reclamou um usuário no Twitter.

Esta não é a primeira vez que as autoridades tomam decisões a respeito do uso da linguagem para não ofender comunidades homossexuais e transexuais.

Na semana passada, na Inglaterra e no País de Gales, as escolas católicas foram obrigadas a eliminar as palavras “mãe” e “pai” dos formulários das matrículas, depois que um órgão de controle do governo decidiu que estas poderiam discriminar famílias com homossexuais, padrastos e pais separados.

Além disso, em julho deste ano, o sistema de transporte em Londres (Inglaterra) determinou que todos os funcionários do metrô e os anúncios gravados devem deixar a saudação “damas e cavalheiros” e substituir por “Olá a todos”.

A mudança dessas palavras foi feita pela entidade responsável, Transport for London (TLF), e seu objetivo é garantir uma linguagem que seja considerada mais “neutra e inclusiva” com todos os “gêneros”.

‘The Washington Post’ apontou que a medida também gerou a rejeição de muitos usuários.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/metro-de-nova-york-proibe-funcionarios-de-saudar-com-damas-e-cavalheiros-59129/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.