Livro aponta os ensinamentos do Papa Francisco para conquistar um lar feliz

LibroSegundo o site ACI Digital, desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco tem dedicado especial atenção às famílias. Fez um ciclo de catequeses sobre este assunto, convocou o Sínodo Extraordinário e o Ordinário para abordar o tema, participou do Encontro Mundial das Famílias, nos Estados Unidos. Em tudo isso, deixou muitas mensagens e ensinamentos aos lares de todo o mundo. São essas questões que estão no centro do livre “Papa Francisco às Famílias – Os segredos para a conquista de um lar feliz”, do jornalista Rodrigo Luiz dos Santos.

A obra apresenta reflexões a partir das catequeses do Santo Padre, abordando assuntos como perdão, diálogo, noivado, educação dos filhos, casais de segunda união, nulidade matrimonial, entre outros.

Casado e pai de um filho, Rodrigo é missionário da Comunidade Canção Nova e a ideia para escrever o livro surgiu do convite da editora desta comunidade.

“Aceitei rapidamente já que estava entusiasmado com o novo ciclo de catequeses do Papa Francisco e amo escrever”, conta o jornalista que vem de uma família numerosa.

“Meu pai tem 11 irmãos e minha mãe tem sete irmãos. Até perdi as contas de quantos primos tenho. Sou casado há quase quatro anos e temos um filho, portanto estamos construindo nossa igreja doméstica”, afirma, deixando claro que vive em seu lar aquilo que apresenta em sua obra.

O autor ressalta que “a família é uma espécie de espelho da vida”. “Como escreve o inglês Gilbert Keith Chesterton – cita – ‘é bela porque não é harmoniosa’. A sanidade da família resulta das discrepâncias e diversidades próprias que ela vive. Acredito que fará bem a todos refletir sobre seu papel dentro de uma família”.

Rodrigo dos Santos, que conheceu os Papas João Paulo II e Bento XVI, ainda não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Francisco. “Talvez, seja esse o motivo de eu ter uma sede de conhecer o que ele pensa e ensina”, analisa o jornalista que tem hábito de ler tudo o que o Santo Padre diz, fez a cobertura na Argentina após a eleição de Francisco e conheceu de perto pessoas próximas a ele, e também esteve no Encontro Mundial das Famílias, no ano passado, na Filadélfia.

Para o autor, “o Papa Francisco, como bom jesuíta, quer ajudar as pessoas a fazerem um exame de consciência sobre o lugar que estão dedicando aos mais caros”.

“Ele espera que as famílias se tornem protagonistas e assumam que o amor como missão, tornando-se sinal visível do amor de Deus no mundo. De acordo com o Papa, muitos jovens não querem casar por falta de referências boas. As catequeses podem ajudar cada membro da família a encontrar seu lugar e papel no núcleo familiar”, conclui Rodrigo, que apresenta todas essas questões em seu livro.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/livro-aponta-os-ensinamentos-do-papa-francisco-para-conquistar-um-lar-feliz-46191/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.