JMJ lança aplicativo ‘Lisboa 2023’ que evita papel e mede pegada de carbono

Segundo o ACI Digital (26/07/2023), a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou o aplicativo oficial do evento. O app traz informações gerais a programação, mapa, orações e vai de encontro aos compromissos de sustentabilidade assumidos pela jornada ao evitar distribuir essas informações em papel.

“Com o empenho e a dedicação da MEO e da Bliss Apllications [empresas responsáveis pelo aplicativo], foi possível desenvolver uma ferramenta que se focasse em libertar o peregrino para viver a 100% a jornada e reforçasse o compromisso da organização de promover um encontro internacional mais sustentável”, disse a responsável pela pp Lisboa 2023, Madalena Mexia.

Na entrevista que concedeu à emissora portuguesa RTP no início de julho, o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, comentou sobre a preocupação com a sustentabilidade. “Dou exemplo daquilo que significa impressão de livros, em papel. É normal que nos kits dos jovens existissem muitos livrinhos, com as orações, com informações práticas. São milhões de livrinhos”, disse. Desta vez “será tudo digital”.

No aplicativo Lisboa 2023, é possível encontrar informações da agenda, “com a programação da semana prevista para os eventos centrais, Festival da Juventude, Cidade da Alegria e Encontros Rise UP em tempo real”. Haverá também o mapa, “que permite de forma interativa localizar os diferentes eventos e visualizar os recintos e serviços de apoio”.

A seção Up2Pray “disponibiliza todos os conteúdos espirituais da jornada, em particular as leituras e cânticos de todos os eventos centrais, bem como o hino e a oração oficial da JMJ Lisboa 2023”.

No aplicativo também será possível acesso um “calculador da pegada de carbono”, no qual “os peregrinos inscritos podem através de um questionário entender o impacto da sua participação na JMJ Lisboa 2023 ao nível de pegada de carbono”. Segundo os organizadores, essa ferramenta foi desenvolvida com apoio do Novo Verde / ERP Portugal, “reforçando o compromisso da JMJ Lisboa 2023 com a sustentabilidade, nas múltiplas vertentes da sua organização e na conscientização dos peregrinos”.

Ao usar essa ferramenta, o peregrino “começa por identificar o seu impacto na deslocação até Lisboa, sendo que diariamente incentiva o utilizador a adotar comportamentos mais sustentáveis que permitem a mitigação o seu resultado inicial”.

Todos os inscritos na JMJ Lisboa 2023, como peregrinos, voluntários, clero ou imprensa deverão fazer o registo no aplicativo Lisboa 2023 com recurso ao QRcode da credencial, para ter acesso ao seu perfil de utilizador. Assim terão acesso a informações como o pacote de alimentação escolhido, o setor em que está alocado no Campo da Graça, no Parque Tejo, o local onde será o Encontro Rise Up em que irá participar, o calculador da pegada de carbono, o contato do líder do grupo ou a credencial digital.

O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Os conteúdos estão nos cinco idiomas oficiais da JMJ Lisboa 2023, português, inglês, espanhol, francês e italiano. Segundo os organizadores, o aplicativo também estará acessível “em modo offline, permitindo o acesso à quase totalidade dos conteúdos mesmo em situações de acesso limitado à internet”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/jmj-lanca-aplicativo-lisboa-2023-que-evita-papel-e-mede-pegada-de-carbono-81658

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.