JMJ: Conheça a história da Virgem de la Antigua, Padroeira do Panamá

Segundo o ACI Digital (18/01/2019), Santa Maria La Antigua é a Virgem Padroeira do Panamá, país que hoje recebe milhares de peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude 2019 (JMJ), que acontecerá de 22 a 27 de janeiro.

A festa de Santa Maria la Antigua é celebrada no dia 9 de setembro e a sua imagem representa Nossa Senhora com o Menino Jesus e uma rosa branca.

A presença da padroeira do Panamá é central na JMJ 2019, já que o tema escolhido pelo Papa Francisco é profundamente mariano: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”!

A história conta que a imagem mariana estava em uma capela lateral da Catedral de Sevilha, na Espanha, que foi reconstruída no século XIV, e se conservou apenas a parede onde estava a imagem, por isso que é chamada Santa Maria de la Antigua.

Na América, em 1510, os conquistadores Vasco Núñez de Balboa e Martín Fernández de Enciso fundaram em homenagem a esta devoção a cidade de Santa Maria la Antigua de Darién (atualmente território colombiano), que foi a primeira diocese em terra firme.

Em 1524, o segundo bispo dessa diocese, o dominicano Frei Vicente Peraza, transferiu a sede diocesana para a recém-fundada Cidade do Panamá, as margens do Pacífico.

Santa Maria la Antigua é a padroeira da catedral e da Diocese do Panamá desde 1513, mas foi recentemente, em 9 de setembro de 2000, Ano Santo Jubilar, que a Conferência Episcopal Panamenha a proclamou padroeira do país. Em 27 de fevereiro de 2001, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos acolheu a solicitação de declará-la oficialmente padroeira do país.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/jmj-conheca-a-historia-da-virgem-de-la-antigua-padroeira-do-panama-63660

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.